Liturgia diária - 15 de outubro 2023 - Domingo XXVIII do Tempo comum - Ofício de domingo  - Cor  verde - Missa Própria. 

Santo do dia - Santa Teresa de Ávila, Santa Tereza de Jesus, Doutora da Igreja. 

Hoje - Nossa Senhora Divina Pastora.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   O Banquete Real de Jesus.


   A Primeira Leitura nos diz que; o Senhor dos Exércitos, enxugará as lágrimas dos rostos dos que choram e, preparará sobre Sua Montanha um Banquete de carnes gordas, vinhos finos… O Senhor destruiu e fez desaparecer para sempre a morte, à infâmia e a injúria que Seus povo sofre. A Mão de Deus repousa sobre Seus Fiéis, isto é, os que buscam viver a Fidelidade e a Sua Aliança.

   Porém, na sequência dos versículos da Leitura de hoje, o Senhor diz que, pisará os maus como pisa a palha, o esterco, isto é, o Senhor pisará sobre os que maltratam seus Fiéis.


   Os que buscam de Verdade o Senhor, digamos com Salmo: Minha Morada É a Casa do Senhor por Dias sem fim!


   Na Segunda Leitura, São Paulo, fala aos Sacerdotes mas, serve para Todos.

  São Paulo, dá exemplo de versatilidade, isto é, São Paulo soube viver na dificuldade financeira e também soube aproveitar a abundância, ele, com certeza e os outros Discípulos de Jesus, estavam acostumados em todas as situações de; extrema pobre e de fartura, este conseguiam Anunciar a Palavra a Todas as nações e, Testemunhar Jesus e Seu Reino.

   Deus sempre os fortaleceu e Fortalece sempre; Providenciando sempre mais que o necessário para os que, de Verdade Evangelização.

   Os que precisam sair em Missão, devem confiar na Providência de Deus, que Tudo providencia.


   No Evangelho, Jesus nos conta a parábola do Banquete Nupcial:

  Deus preparou a Festa de Seu Jesus Filho. Jesus, foi enviando a Seu Povo, porém, muitos não O aceitaram, dando diversas desculpas para não se converterem de suas perversidades, diante disso, o Senhor ficou irado e enviou os Discípulos para Evangelizar o mundo abrindo, a possibilidade de Todos irem à Festa de Jesus, isto é, do Senhor, e Jesus deu o "Convite" para o Céu a todos, mas, apesar de Todos serem convidados, pouco serão escolhidos, pois, vivem suas vida sem preparar a sua roupa de Festas, isto é, se preocuparam com tudo do mundo, menos com sua própria conversão.

   Infelizmente, estes estão dentro da Igreja de Jesus e não cuidam de suas vestes e atrapalham os que querem preparar suas Vestes, isto é, suas conversões.


   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os padres e bispos para que, estejam a serviço de Jesus; da Igreja e, a exemplo de São Paulo confiem na Providência Divina e não nas ideologias.

   Vinde Espírito Santo, iluminar todos os Batizados para que, aproveitem o Convite que Jesus, distribuiu à Todas as nações e convertam-se para que possam Todos participar no Céu, do Banquete Real de Jesus. 

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus.

   Te agradecemos Jesus, pelos Seus Discípulos, pelos Santos que, incansavelmente Evangelizaram mundo afora, convidando a Todos para o Banquete Real de Jesus.

   Te agradecemos Jesus, por ter vindo nos buscar para sua Festa; para o Céu.

   Te agradecemos Jesus, pelos padres e bispos que nos ajudam em nossa conversão, nos preparam para o Seu Banquete no Céu.

   Te agradecemos Jesus, por Ser Nosso Bom Pastor no Seu Banquete Real.

  Te agradecemos Jesus, por sua Presença em nossa vida, pela semana que passou e pelas Bênçãos recebidas.

   Somos gratos a Ti Senhor pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   Muitos são chamados e pouco aceitam o convite, pois, não querem se converter, pois, não buscam as coisas do Céu e sim mundo. 


Antífona de entrada - Salmo 129 (130): 3-4.

Se levares em conta, Senhor, nossos delitos, Dono meu, quem resistirá?

Mas o perdão é coisa Tua, e assim Te fazes respeitar.


Oração da Coleta - 

  Nós vos pedimos, Senhor, que a Vossa Graça preceda e acompanhe sempre as nossas ações e nos tornem cada vez mais atentos à prática das boas obras.

   Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Isaías 25: 6-10a.

   Leitura do Livro de Isaías.


   O Senhor dos Exércitos oferece a todos os povos, neste monte, um banquete de comidas suculentas, um banquete de vinhos depurados, comidas gordurosas, vinhos generosos. Neste monte arrancará p véu que cobre todos os povos e cortina que encobre todas as nações: e aniquilará a morte para sempre. O Senhor enxugará as lágrimas de todos os rostos e afastará da terra inteira o opróbrio do seu povo o Senhor o disse:

   "Naquele dia se dirá: Aqui está o nosso Deus, de quem esperávamos a Sua salvação. A mão do Senhor pousará neste monte."

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 22 (23): 1-3a. 3b-4. 5. 6. (R 6cd.).

"Habitarei na Casa do Senhor por dias sem fim." (Resposta).


O Senhor é meu pastor, nada me falta.

Em verdes prados me faz repousar;

para fontes tranquilas me conduz

e restaura minha forças. (R.).


Como Seu Nome o pede.

Ainda que eu caminhe por vales escuros,

nada temo: Tu vais comigo,

Tua vara e Teu cajado me sossegam. (R.).


Pões diante de mim uma mesa,

diante de meus inimigos.

Com perfume me unges a cabeça,

minha taça transborda. (R.).


Tua Bondade e Lealdade me escoltam

todos os dias de minha vida;

e habitarei na Casa do Senhor

por dias sem fim. (R.).


Segunda Leitura - Filipenses 4: 12-14. 19-20.

   Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses.


  Sei o que é sentir falta, sei o é ter sobra. Estou plenamente iniciado na saciedade e no jejum, na abundância e na escassez. Posso tudo com Aquele que me fortalece. contudo, fizeste bem ao mostra-vos solidários com meus sofrimentos.

   Pois Deus, segundo Sua riqueza e esplendor, plenificará vossas necessidades por meio de Cristo Jesus. Ao Deus Pai nosso sera a glória pelo séculos dos séculos. amém.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aleluia - Efésios 1: 17-18.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai da Glória, vos conceda um Espírito de Sabedoria e Revelação que vos faça conhecê-Lo e vos ilumine os olhos da mente, para apreciardes a esperança a que vos chama, a esplêndida riqueza da herança que promete aos consagrados. (Refrão).


Evangelho - São Mateus 22: 1-14.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Mateus.

   Glória Vós Senhor.


   Jesus tomou de novo a palavra e lhes falou usando parábolas:

   "O Reino de Deus se parece com um rei que celebra o casamento de ser filho.

   Enviou sues servos para chamar os convidados ao casamento, mas estes não quiseram ir. Então ele  convidou outros servos, recomendando que dissessem aos convidados: 'Meu banquete está preparado , os touros e animais cevados foram degolados e tudo está pronto. Vinde ao casamento.' Mas eles e desculparam: um foi para o campo, outro para seu negócio; outros agarraram os servos, os maltrataram e mataram. O rei se enfureceu e, enviou suas tropas, acabou com aqueles assassinos e incendiou a cidade. Depois disse a seus servos: 'O banquete nupcial está preparado, mas os convidados não o merecem. Portanto, ide às esquinas e convidai para o casamento todos os que encontrardes.' Os servos saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. O salão se encheu de convidados, observando um que não usava traje apropriado. Disse-lhe: 'Amigo, como entraste sem traje apropriado?' Ele emudeceu. Então o rei ordenou aos serventes: 'Atai-lhe pés e mãos e lançai-o fora nas trevas. Ai haverá pranto e ranger de dentes. Pois muitos são os convidados e poucos os escolhido.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


   Oração de Oferecimento.

   Aceitai, Senhor, as orações e as ofertas dos Vossos fiéis e fazei com que esta Celebração Sagrada nos encaminhe para a Glória do Céu.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 33 (34): 11.

   Os ricos empobrecem e passam fome, os que buscam o Senhor não carecem de bens.


Ou - 1 São João 3: 2.

   Queridos, já somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que seremos. Sabemos que, quando Ele aparecer, seremos semelhantes a Ele e o veremos como Ele É.


Oração depois da Comunhão.

  Deus de infinita bondade, que nos alimenta com O Corpo e Sangue o Vosso Filho, tornai-nos também participantes da Sua Natureza Divina.

   Ele que Vive e Reina, pelos séculos dos séculos. - Amém.