Liturgia - 25 dezembro - Segunda-feira - Natal do Menino Jesus - Cor Branco - Missa Solene - Proibido Missa e intenções de defuntos, mesmo as Exéquias.

Missa Própria do dia de Natal.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   O  Verbo Se fez Carne !


   Como são Belos os pés do Mensageiro que Anuncia a Paz, Proclama Boas Novas e Anuncia a Salvação..

   Por isso, Cantemos Cânticos, com Salmos de Adoração ao Senhor, pois, a Salvação veio de Sua Direita, de Seu Braço Santíssimo…

   Através de muitos Profetas e de diversas maneiras, Deus, falou e fala ao Seu povo. Porém, tem nos falado através de Seu Filho ao qual constituiu Herdeiro de Todas as coisas, pelos séculos dos séculos…Jesus, sustenta o Universo com o Poder de Sua Palavra, depois de nos purificar dos nossos pecados, sentou-Se à Direita nas Alturas, à Direita da Majestade… Deus introduziu Seu Primogênito no mundo. 


   O Evangelho nos diz que: No Princípio Jesus era o Verbo de Deus…Tudo foi feito Nele… Jesus, Luz que Brilha na trevas do mundo, nos Salvando do pecado… Jesus, sendo Deus, Se Fez Carne e habitou entre nós e nos encheu de Graça e de Verdade… De Jesus, recebemos a Plenitude.


   Vinde Espírito Santo, nos encher da Santidade do Menino Jesus.

   Vinde Espírito Santo, nos encher de Mansidão, Humildade e Amor.

   Vinde Espírito Santo, encher nosso coração de Gratidão a Este Deus de Amor…


   Te agradecemos Menino Jesus, por ter vindo nos Salvar.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   Glória a Deus na Altura e Paz na terra ao homens por Ele Amado.

  

   Hoje, participamos da Santa Missa à oito horas, na hora que que se cantou o Glória, umas quatros maritacas (pequenos papagaio), vieram até a janela da Igreja, com seu gritos tradicionais, ao terminar da cantar o Glória elas se foram. Os animais reconhecem o Senhor, e muitas das vezes, as pessoas não reconhecem.

 

   A Todos um Santo e Feliz Natal !!! 


Antífona de Entrada - Isaías 9: 5.

   Porque um Menino nasceu, um Filho nos foi dado. Chega com cedro de Rei e Seu Nome é: "Milagre de Deus, Guerreiro Divino, Rei Perpétuo, Principe da Paz."


Oração da Coleta.

   Senhor nosso Deus, que de modo admirável criaste o homem e de modo ainda mais admirável o renovastes, fazei que possamos participar na Vida Divina do Vosso Filho que se dignou assumir a nossa natureza humana.

   Ele que É Deus, e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Isaías 52: 7-10.

   Leitura do Livro de Isaías.


   Quão Formosos sobre os montes os pés do Mensageiro que Anuncia a Paz, que traz a Boa Nova, que prega a Vitória, que diz a Sião: "Já Reina o teu Deus!"

   Escuta: teus vigias gritam, cantam em coro, porque veem face a face o Senhor voltando de Sião. Rompei a cantar em coro, ruínas de Jerusalém, pois o Senhor consola o povo, resgata Jerusalém.

   O Senhor mostra Seu Santo braço à vista de todas as nações, e os confins da terra verão a Vitória do nosso Deus.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 97 (98): 1. 2-3ab. 3cd-4. 5-6. (R 3c).

"Os confins da terra contemplaram a Vitória do nosso Deus." (Resposta).


Cantai ao Senhor um cântico novo,

porque Ele fez maravilhas;

Sua direita lhe deu a Vitória,

Seu Santo baço. (R.).


O Senhor dá a conhecer Sua Vitória,

revela Sua Justiça à vista dos povos.

Lembrou-Se de Sua Lealdade e Fidelidade

para com a Casa de Israel. (R.).


Os confins da terra contemplaram

a Vitória do nosso Deus.

Aclamai o Senhor, terra inteira,

gritai, aclamai, tocai. (R.).


Tocai a cítara para o Senhor,

a cítara ao som de instrumentos.

Com clarins e ao som de trombetas,

aclamai diante do Senhor e Rei. (R.).


Segunda Leitura - Hebreus 1: 1-6.

   Leitura da Carta aos Hebreus.


   Muitas vezes e de muitas formas, Deus falou no passado a nossos pais por meio dos profetas. Nesta etapa final nos falou por meio de um filho, a quem nomeou Herdeiro de tudo, por quem criou o universo. ele é reflexo de Sua Glória, expressão de Seu Ser, e tudo sustenta com sua Palavra Poderosa. E Realizada a purificação dos pecados, sentou-se no Céu à direita da Magestade; tão superior aos Anjos, quando é mais excelente o Título que herdou. Pois um dos Anjos disse algumas vez: 'Tu És o Meu Filho, Eu hoje Te Gerei?' E em outro lugar: 'Eu serei para Ele um Pai, Ele será para Mim um Filho?' Da mesma forma, quando introduz no mundo O Primogênito, diz: 'Que todos os Anjos O adorem'.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aleluia !

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

   Santo é o dia que nos trouxe a Luz. Vinde Adorar o Senhor. Hoje uma Grande Luz desceu sobre a terra. (Refrão).


Evangelho - São João 1: 1-18.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São João.

   Glória a Vós Senhor.


   No princípio já existia a Palavra e a Palavra se dirigia a Deus e a Palavra era Deus. Esta no princípio, se dirigia a Deus. Tudo se dirigia por meio da Palavra, e sem Ela nada existiu de tudo que existe. Nela havia Vida, e a Vida era a Luz dos homens. A Luz brilhou nas trevas, e as travas não compreenderam. Houve um homem enviado por Deus, chamado João, que veio como testemunha, para dar testemunho da Luz, de modo que todos cressem por meio dele. Ele não era a Luz, mas uma testemunha da Luz.

   A Luz Verdadeira que ilumina todo homem estava vindo ao mundo. Estava no mundo, o mundo existia por Ela, e o mundo não a reconheceu. Veio aos Seus, e os Seus não a acolheram. Mas aos que a receberem os tornou capazes de ser filhos de Deus: Os que creem Nele, os que não nasceram do sengue nem do desejo da carne, nem do desejo  do homem, mas de Deus.

   A Palavra se fez Homem e habitou entre nós. Contemplamos a Sua Glória, Glória como de um Filho Único do Pai, cheio de Lealdade e Fidelidade.

   João grita dando testemunho Dele: "Este É Aquele do qual eu dizia: Aquele que vem depois de mim existia antes de mim, porque está antes de mim.

   De Sua plenitude todos recebemos: uma lealdade que responda à Sua Lealdade pois a Lei foi promulgada por meio de Moiséis, a Lealdade e a Fidelidade se realizaram por meio de Jesus Cristo. Ninguém Jamais viu a Deus; o Filho Único, Deus, que estava ao lado do Pai o explicou.


Oração de Oferecimento.

   Aceitai, Senhor, as ofertas que Vos apresentamos neste dia Solene de Natal, em que nasceu para nós a Verdadeira Paz e Reconciliação e se instituiu entre os homens a plenitude da Adoração Divina.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 97 (98): 3.

   Lembrou-se de Sua Lealdade e Fidelidade para com a Casa de israel.


Oração depois da Comunhão.

  Nós Vos pedimos, Deus Misericordioso, que o Salvador do mundo hoje nascido, assim como nos comunicou a Sua Vida Divina, nos faça também participar da Sua Imortalidade.

   Ele que Vive e Reina por todos os séculos dos séculos. - Amém.