Santo Elígio ou Santo Elói

01 de dezembro - Santo Elígio de Noyon ou Santo Elói

Nasceu em 588, em Chaptelat, França. Filho de camponeses humildes de origem franco-italiana. Foi educado com os princípios de honestidade e lealdade. Seus pais se esforçaram para lhe deixar de herança os estudos. Assim entrou na escola de ourives (pessoas que lidam com ouro) de Limoges. Tornou-se mestre na profissão de ourives. Famoso, por sua inteligencia, integridade e honestidade. Trabalhava também com escultura, marcenaria e modelagem. Ganhava muito bem, mas tudo que ganhava usava para ajudar os pobres. Por sua caridade e orações, chegou a ganhar o apelido de monge.

Como um dos melhore ourives, o rei Clotário II, o pediu para fazer um trono de ouro. Pois não achava ourives competentes e honesto para o serviço. A quantidade de ouro que tinha, todos diziam não ser suficiente. Santo Elígio (Elói), disse que seria a quantidade mais que suficiente. Tanto que não fez apenas um trono, mas dois trono com o ouro que o rei dera para fazer um trono. Admirado com a capacidade e honestidade do Santo, o rei o nomeou administrador e guardião do tesouro real.,

Além de administra os bens do rei, o Santo fez várias obras de arte, Como o túmulo de São Martinho de Tours, o cálice de Cheles, o túmulo de São Dionísio em Paris, e vários outro serviços artísticos religiosos. O que ganhava, além de ajudar os pobre, resgatava prisioneiro de guerra, construía e reconstruía igrejas, conventos. O rei que sucedeu Clotário II, o rei Dagoberto II, manteve o Santo no cargo.

Em 639, morreu o rei Dagoberto II, o Santo Elígio, com 51 anos de idade, decidiu entrar para a vida religiosa. Em 641, foi declarado Bispo de Noyon. Foi um Bispo voltado a evangelização e a "re-evangelização" dos fieis do norte da França, da Holanda e da Alemanha. Na Alemanha foi um dos pioneiros a evangelizar lá.

Em seu tempo como evangelizador, se destacou, pela sua escolha pela pobreza, simplicidade de vida, pela oração e caridade. Foi um exemplo de amor ao próximo e de sacrifícios. Sua diocese, vivia uma desordem, no paganismos e na idolatria. Sua pregações, visitas pastorais e exemplo de santidade, levaram o povo a conversão, tanto que conseguiu batizar a todos.

Morreu em 01 de dezembro de 659. Na Holanda, onde estava em uma missão de evangelização. Sua fama de santidade se espalhou rapidamente pela França, Holanda, Itália e Alemanha. É Padroeiro dos joalheiros e ourives e também dos ferreiros.

Conta-se, que quando estavam tentando colocar a ferradura em um cavalo, este começou a dar coice, então alguém cortou a pata dianteira do cavalo, o Santo foi lá e coloco a pata do cavalo no lugar, e o cavalo se acalmou.

Santo Elígio, ou Elói, rogai por nós !