17- Santo Inácio de Azevedo

17 de junho - Santo Inácio de Azevedo

Nasceu em 1527, em Porto, Portugal. Filho de D. Manoel Azevedo, Comendador, e Francisca de Abreu. Um de seus irmãos foi governador e vice-rei da Índia Portuguesa. Inácio era filho ilegítimo, foi legitimado aos 12 anos pelo rei D. João III. Foi educado na corte portuguesa e aos 18 anos tornou-se administrados dos bens da família. Mas,ouvido o sermão do Padre Jesuíta Francisco Estrada, renunciou tudo.

Em 1548, após um retiro em Coimbra, fez opção definitiva pela vida religiosa, entrando na Companhia de Jesus. Foi nomeado reitor do Colégio de Santo Antônio, em Lisboa, antes mesmo de concluir o curso de Teologia. Foi ordenado em 1553. concluindo o curso de Teologia, foi enviado para Braga, para assessorar o Bispo na reforma da Diocese.

Em 1565, São Francisco de Borja, confio-lhe a inspeção das Missões das Índias e do Brasil, tarefa de cerca de 3 anos.

Do Brasil chegou a carta de Padres Nóbrega e Anchieta, pedindo mais missionários, autorizaram Inácio, que procurasse, em Portugal e Espanha. Após 5 meses de preparativos religiosos, em 5 de junho 1570, Inácio e mais 39 Missionários Jesuítas partiram a bordo do navio mercante São Tiago, sendo que outro 30 Jesuítas, foram na frota da esquadra de Guerra, comanda por Dom Luís Vasconcelos, novo Governador do Brasil.

Quando passava nas Ilha da Madeira, Dom Luiz decidiu permanecer a fim de esperar ventos mais favoráveis, mas o capitão do São Tiago, preferiu ir para as ilhas Canárias, antes de seguir viagem, apesar do aviso de perigo de piratas, este ignorou. Ancorou no porto. Quando saíram, e em alto-mar, foram alcançados pelo corsário francês Jacques Sourie, calvinista, que estava atrás dos Jesuítas. Após intensa luta Jacques Sourie, declarou que bastava entregar os Jesuítas que ele poupava a vida do restante. Assim aconteceu, então todos foram degolados, com exceção do cozinheiro, que foi levado como escravo. Mas o total foram 40, pois teve um que recrutaram durante a viagem.

Morreu em 1570, com 43 anos, em loca desconhecido, no Oceano Atlântico. Em 11 de maio de 1854 foi beatificado pelo Papa Pio IX.

Santo Inácio de Azevedo, rogai por nós !