São Judas Tadeu

28 de outubro - São Judas Tadeu, Apóstolo e Mártir

Nasceu na Galileia, Palestina. Foi um dos 12 Apóstolo de Jesus. Filho de Cléofas (irmão de São José) e de Maria de Cléofas (irmão de Nossa Senhora. Era primo de Jesus. Por este parentesco, era muito parecido com Jesus. São Judas era irmão de Tiago "O Menor", e de São Simão. Que também foram discípulos de Jesus. O nome Judas significa "Deus seja louvado".

São Judas estava presente nas Bodas de Caná da Galileia, onde Jesus transformou a água em vinho. São Lucas o chama de "Zelote". Que vem do movimento que lutava contra a dominação romana em Israel, Os zelotes.

São Judas, também escreveu uma das cartas do Novo Testamento, "A Carta de Judas", que é uma das menores cartas escrita no Novo Testamento. Nela Ele se preocupa em mostrar a crença que as pessoas tinham em Jesus Cristo, e como os Cristãos transmitiam uma um imagem de boas pessoas. Talvez até não tivesse escrito, se muitos cristãos não estivessem falsos testemunhas na época. Assim nos escreveu para que ficarmos atentos com os falso profetas, que estão dentro da igreja de Cristo, e que seus objetivos, não são a evangelização e sim outros.

Depois da morte de Jesus, são Judas Tadeu foi evangelizar no Egito, lá se encontrou com Simão e foram para a Pérsia. Lá eles foram martirizados, na cidade de Sufian. Foram mortos por pregarem a Fé em Jesus Cristo. Pelas pregações deles, muitas pessoas da Pérsia, se converteram ao cristianismo.

Condenados a morte foram decapitados, por uma espécie de machado. Vendo que São Judas Tadeu, não teve medo da morte, por acreditar no que pregava, muitas pessoas se converteram nesta hora. O corpo de São Judas Tadeu está sepultado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Papa Paulo III escreveu uma bula concedendo indulgência plenária para todos que rezarem diante de seu túmulo no dia 28 de outubro. Dia de sua festa. São Judas Tadeu é invocado como o "Santo das Causas perdidas". Morreu na Pérsia no ano 70 aproximadamente.

São Judas Tadeu, rogai por nós !