Beato Juan Martorell Soria

10 de agosto - Beato Juan Martorell Soria, padre e mártir.

Nasceu em 1 de setembro de 1889, em Picasente, Valência, Espanha. Filho de agricultores. Foi coroinha em sua cidade natal. Estudou no Colégio Salesiano de Valência. Entrou para o Seminário Salesiano em 1914. Foi ordenado sacerdote em 1923. Foi vigário em várias localidade salesianas. Em 1928, tornou-se Pároco de igreja de Santo Antônio, ligado a Casa Salesiana de Valência. Padre Juan Martorell, era um padre que fazia visitas aos doentes e outros fieis, quando entrava em uma casa, que estava com dificuldades, ajudava financeiramente. Este contato direto, com as pessoas do bairro, fazia os conhecer melhor. Ele era, generoso, corajoso e renunciava sua vontade em favor dos outros.

Em 1936, os comunistas estavam tentando assumir o poder na Espanha, com a ajuda dos nazistas e da União Soviética, através de armamento e munições. Assim, começou uma perseguição contra os cristãos.

Em julho de 1936, o Padre Juan Martorell é preso, juntamente com outros salesianos. Parece que conseguiu fugir no dia 29, o andou muito, tentando encontrar um lugar para se refugiar. Foi novamente preso e levado para uma escola salesiana, que funcionava como uma prisão. Era o dia 9 de agosto, o capitão do Estado Maior, José Soto Serra, foi quem o recebeu. O que se sabe é que o padre teve ferimentos em seus pulsos, pescoço e abdome, que estavam sujos de sangue por ferimentos recentes; ficou encolhido em um canto rezando.

No dia seguinte, 10 de agosto de 1936, o Beato Juan Martorell Soria, e mais dois prisioneiro, foram retirados da cela, à noite. E assassinado. Seu corpo nunca foi encontrado. Morreu em Valência, Espanha.

Em 20 de dezembro de 1999, foi declarado mártir, pelo Papa João Paulo II. Foi beatificado em 11 de março de 2001, pelo Papa João Paulo II.

Beato Juan Martorell Soria, rogai por nós !