Liturgia - 16/03/2024 - Sábado - Cor Roxo - Trigésimo segundo dia da Quaresma.

Santo do dia - Santa Luíza Marillac.

Todo sábado é dedicado à Nossa Senhora.


A Palavra de Deus alimenta nossa Fé.

   Jamais um homem falou assim!

 

   A Leitura de hoje é tirada do Livro de Jeremias, e vemos que, sem saber Jeremias era perseguido na cidade de Anatot. A intenção daquele povo, era matar o Profeta, para que seu nome não fosse lembrado, o que não foi o caso, pois, temos na Bíblia o Livro de Jeremias, o que lemos hoje.

   Jeremias conseguiu-se manter Fiéis e Obediente porque colocou sua Esperança em Deus, que conhece os corações, para que Deus,  desse o devido castigo àqueles que o perseguia para matá-Lo e extinguir seu nome da face da terra. É o que vemos na sequência dos versículos de hoje.


   Com o Salmo podemos dizer: Senhor,  Meu Deus, eu me abrigo em Ti !


   No Evangelho, vemos alguns discutirem sobre a Origem de Jesus e, quando as coisas não vão conforme alguns querem, partem então, para agressão verbal, ofensas e mentiras. Infelizmente ainda é assim hoje, quando os Batizados buscam a Santidade, são excluídos e muitos até sofrem perseguições, ofensas e calúnias é o que vemos em alguns lugares,  triste!

   Mas também entre nós, existem os que, a exemplo dos guarda do Evangelho de hoje e Nicodemos, que no escondido, para não sofrerem perseguição, buscam a Verdade e encontraram Jesus, o Filho de Deus!


   Vinde Espírito Santo, iluminar, Converter TODOS os Batizados a Exemplo de Jesus e Jeremias não desanimam na Missão antes as perseguições, ofensas e mentiras.

   Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS, a exemplo dos guardas e Nicodemos a buscarem de Verdade, que É Jesus.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. 


  Te agradecemos Jesus, por Todos os Evangelizadores que, a Exemplo de Jesus e Jeremias, não desanimam ante as perseguições,  ofensas e mentiras. 

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   Que nosso coração seja semelhante, ao dos guardas Evangelho de hoje e Nicodemos: abertos, sensíveis ao Amor de Jesus, para dizermos: Jamais um homem nos falou assim!


Oração da Igreja sobre os Fiéis:

   Defendei, Senhor, o Vosso povo que se prepara para  as solenidades pascais e ajudai-o com a abundância da Graça Celeste, de modo que, reconfortados com o auxílio dos bens visíveis mais dignamente procurem os bens invisíveis.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona de Entrada - Salmo 17 (18): 5-7.

   Cercavam-me laços de Morte, torrentes destruidoras me aterravam. No perigo eu invocava o Senhor, pedindo socorro a meu Deus; do Seu Templo escutou meu clamor, meu grito de socorro chegou à Sua presença, a Seus ouvidos.


Oração da coleta.

   A Vossa Misericórdia, Senhor, dirija os nossos corações, porque sem Vós não podemos agradar-Vos.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Jeremias 11: 18-20.

   Leitura do Livro de Jeremias.


   O Senhor me ensinou e me fez compreender o que eles faziam: "Também teus irmãos e tua família são desleais para contigo, também eles te caluniam pelas costas; não confies, mesmo que te digam boas palavras".

   Eu, como cordeiro manso levado ao matadouro, não sabia dos planos homicidas que tramavam contra mim: "Cortaremos a árvore em seu vigor, arranquemo-la da terra dos vivos, que seu nome não seja mais pronunciado".

   Mas Tu, Senhor dos Exércitos, julgas retamente, sondas os sentimentos e o coração; a Ti confiei minha causa, que eu consiga vingar-me deles.

   Tu me examinas, Senhor, e me conheces: Tu sabes qual é minha atitude contigo; afasta-os como a ovelha de matança, reserva-os para o dia do sacrifício.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 7: 2-3. 9bc-10. 11-12. (R 2a.).

"Senhor, Deus meu, em Ti me abrigo !" (Resposta).


Senhor, Deus meu, em Ti me abrigo:

salva-me de meus perseguidores e livra-me,

para que não me apanhem como um leão,

e me dilacerem sem remédio. (R.).


Julga-me, Senhor, segundo a minha justiça,

segundo a minha honradez, em meu favor.

Cesse a maldade dos culpados, e apoia o inocente,

Tu que sondas corações e sentimentos, Deus Justo. (R.).


Meu escudo está em um Deus

que salva os homens retos.

Deus É um Juiz Justo,

Deus sentencia a cada dia. (R.).


Aclamação do Evangelho - São Lucas 8: 15.

(Refrão) - A Salvação, a Glória e o Poder de Jesus Cristo, nosso Senhor. - (Repete-se).

   Felizes os que os que escutam a Palavra, a retêm e dão fruto com perseverança. (Refrão).


Evangelho - São João 7: 40-53.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São João.

  Glória a Vós Senhor.


   Alguns da multidão ao ouvir as Palavra de Jesus, diziam: "Este É realmente o Profeta". Outros diziam: "Este É o Messias". Outros rebatiam: "Por acaso o Messias vem da Galileia? Não diz a Escritura que o Messias vem da linhagem de Davi e de Belém, a terra de Davi?"

   O povo estava dividido por causa de Jesus. alguns tentavam prendê-Lo, mas ninguém lhe pôs as mãos. Quando os guardas votaram, os sumos sacerdotes e os fariseus lhes perguntaram: "Por que não o trouxestes? " Eles responderam: ""Esse Homem fala como jamais falou qualquer outro homem." Os fariseus replicaram: "Também vós fostes enganados? Quem dos chefes ou dos fariseus acreditou Nele? Somente essa maldita gente que não conhece a lei."

   Nicodemos, um deles, que tinha ido a Jesus em outra ocasião, lhe disse: "Acaso a nossa lei condena alguém sem antes tê-lo ouvido e ter comprovado o que fez?"

   Responderam-lhe: "Também tu és galileu? Estuda, e verás que da Galileia não saem profetas."

   E cada qual foi para seu lado.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de oferecimento.

   Recebei, Senhor, com benevolência os dons que Vos apresentamos e submetei aos nossos corações rebeldes à Vossa Santíssima Vontade.

   Por Cristo nosso Senhor. -  Amém.


Antífona da Comunhão -  I Pedro 1: 18-19.

   Sabeis que vos resgataram de vossa vã conduta recebida em herança, não com prata e ouro corruptíveis, mas com o Precioso Sangue de Cristo, Cordeiro sem mancha nem defeito.


Oração depois da Comunhão.

   Fazei, Senhor, que o Vossos Santos Mistérios nos purifique de todo o mal e o Seu Poder Santificador nos torne agradável aos Vossos Olhos.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.