Dia 02 de maio - Santo Atanásio, Doutor da Igreja

Santo Atanásio, viveu 76 anos, 8 de junho de 296 - 2 de maio de 373, tendo passado 16 anos exilado. Seu episcopado durou 45 anos.

Viveu numa época de crise na Igreja onde grande parte dos clérigos , pregava contra as doutrina da Igreja, queriam o ensinamento estranho de Ário, contrário ao ensinamento da Tradição. Os católicos que queriam conservar as tradições eram perseguidos pelos que vinham com uma nova doutrina. O mundo secular favoreciam o arianismo. Santo Atanásio transmitia aos fiéis a Fé Tradicional que a Igreja havia lhes transmitido dos Apóstolos. Por isso eram humilhado, caluniados, exilados e perseguidos. Anos depois foi provado que estes católicos tradicionais estavam certos.

Em sua audiência Geral de 20 de junho de 2007, o Papa Bento XVI, entre muitas coisas disse: "...Santo Atanásio de Alexandria. Autêntico protagonista da tradição cristã.." "a coluna da Igreja" (citação do Bispo de Constantinopla Gregório Nazianzeno).

"Santo Atanásio foi também o mais importante e tenaz adversário da heresia ariana, que então ameaçava a fé em Cristo, reduzido O a uma criatura "intermediária" entre Deus e o homem, segundo uma tendência recorrente na história e que vemos concretizada de diversas formas também hoje. "Santo Atanásio nos mostra, assim como outros santos, "quem caminha para Deus não se afasta dos homens, antes, pelo contrário, tornasse-lhes verdadeiramente vizinhos".

Frase: “Levemos em conta que a própria tradição, ensinamento e fé da Igreja Católica, desde o princípio, dadas pelo Senhor, foi pregada pelos Apóstolos e foi preservada pelos Santos. Nisto foi fundada a Igreja; e se alguém se afasta dela, não é e nem deve mais ser chamado de Cristão.”


Santo Atanásio, rogai por nós !

Santo Atanásio, Doutor da Igreja