Santa Maria Eufrásia Pelletier

24 de abril - Santa Maria Eufrásia Pelletier

Nasceu em 31 de julho de 1796, em Vandea, França. Batizada com o nome de Rosa Virginia Pelletier. Era época da Revolução Francesa, Cresceu sendo educada pelas Irmãs Ursulinas de Chavanhe, depois estudou no Instituto da Associação Cristã de Tours. Com 16 anos, entrou na Ordem de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio, no Mosteiro de Tours, que fora fundado por São João Eudes, em 1641.

Com 18 anos, em 1817, fez votos de Religiosa na Ordem de Nossa Senhora da Caridade. Assumiu o nome de Irmã Maria de Santa Eufrásia. Com 20 anos foi nomeada superiora do Mosteiro. Antes de ser superiora tinha a virtude de ser obediente. Como diz São Tomás de Kempis: " Ninguém, sabe mandar, se não aprendeu primeiro a obedecer". Logo, por ter sido obediente, Santa Maria Eufrásia, mandou com uma perfeição muito grande. Ali, fundou a Obra das "Madalenas", onde moças que se convertiam poderiam entrar para as Carmelitas, seguindo as normas e regulamentos do Mosteiro, vestindo o hábito, mas ficando em outra ala. Estas não vestiam o habito branco.

Em 31 de junho de 1829, fundou um novo "Refúgio" (nome que as Carmelitas dava para designar uma Casa de sua Ordem). A foi fundada em Angers, que recebeu o nome de "Convento do Bom Pastor". Dois anos depois passou a ser superiora desta Casa. A Casa de Angers, era destinada principalmente a receber moças que se convertiam. Esta Casa deu um grande impulso ao trabalho de recuperação de moças que tinham sua vida desviada do caminho de Deus.

A casa de Angers tornou-se a Casa Mãe, era paralela à Ordem de Nossa Senhora da Caridade, submetida a essa Ordem, mas uma mosteiro de autonomia separada. Tinha muita dificuldades, pois não queriam aceita-las.

A Casa fundada passou a ser a Ordem de Nossa Senhora do Bom Pastor. Em 1835 o Papa Gregório XVI, aprovou a nova ordem. Assim ela disse: "Oh ! Fundação de Angers, quantas lágrimas me custaram !". Suas lágrimas se transformaram em vitória. Em 1838, a convite do Cardeal Odescalchi, fundou uma Casa em Roma. A própria Santa Maria Eufrásia, também abriu pessoalmente casas na Inglaterra, Irlanda e Áustria. Ao todo enquanto em vida foram fundadas 111 casas, em 39 anos que a Santa esteve a frente da Ordem até sua morte.

Morreu em 24 e abril de 1868, com 72 anos, na Casa de Angers, na França. Vitimada por um tumor que lhe causou muito sofrimento. O Papa Leão XIII assinou o decreto para iniciar sua Causa de Beatificação, em 11 de dezembro de 1897. Foi Beatificada pelo Papa Pio XI, em 30 de abril de 1933. Foi Canonizada pelo Papa Pio XII, em 2 de maio de 1940. Uma estátua de Santa Maria Eufrásia Pelletier, foi colocada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, juntamente com os grandes fundadores de Ordens Religiosas.

Santa Maria Eufrásia Pelletier, rogai por nós !