Santa Catarina da Alexandria

25 de novembro - Santa Catarina da Alexandria

Nasceu no século III, em Alexandria. Filha do Rei Costus e de Sabinela, nobres descendentes diretos do rei. Desde pequena era muito inteligente, muito alegre, teve como mestre os mais sábios de Alexandria, com 13 anos era mestra das sete artes: eloquência, poesia, música, arquitetura, escultura, plástica e coreografia. Quando tinha 15 anos, o seu pai, o Rei Costus, morreu, sua mãe foi com ela para as montanhas das Cilícia, era uma vida nova para elas. Lá elas conheceram Ananias, um velho sacerdote, que falou de Jesus, para Santa Catarina, e dos mistérios do Cristianismo. Sua mãe Sabinela, já era cristã batizada, desejava o batismo para a filha e um bom casamento para sua segurança.

Numa noite, Santa Catarina e sua mãe, sonharam com a Santíssima Virgem Maria que apresentava o Menino Jesus a Santa Catarina, e Ele tomando mão da Santa, coloca em seu dedo um anel de ouro, anel de compromisso. Nossa Senhora pede a Santa Catarina para que ela seja batizada. Quando Santa Catarina acorda, percebe em seu dedo o anel. Assim para cumprir o que prometera no sonho, recebe o Batismo. Deixam o reino nas mãos de um governador e retornam para Alexandria. Sua mãe morre e Santa Catarina transforma sua casa em uma escola de formação Cristã. Com apenas 18 anos, ganha as "discussões" contra os maiores filósofos de Alexandria.

O Imperador Maximiano estava perseguindo os cristãos, sabendo de dos conhecimentos de Santa Catarina, ofereceu um prêmio ao filósofo que afasta-se a Santa de religião Cristã. Convidaram então Santa Catarina para uma discussão publica. Ela iluminada pelo Espírito Santo, respondeu com tanta clareza, que até os filósofos se converteram. O imperador então, começou a tentar conquista-la através de promessas de fazê-la imperatriz e outra vantagens, mas a Santa permaneceu firme.

O imperador, então, prendeu-a em um lugar escuro, onde ficou por 12 dias. Quando foi retirada de lá, estava mais bela ainda, seus olhos eram como facho de luz e sua pele alva estava reluzente. Ele mandou então, colocar a Santa em uma roda giratória. No hora que levaram a Santa para coloca-la na roda, ela fez o sinal da Cruz, e a roda de quebrou imediatamente. Este milagre fez com que o povo começassem a louvar ao Deus dos Cristãos, e ate a própria Imperatriz, declarou sua fé a Cristo. O Imperador Maximiano, mandou decapita-la. Ao chegar ao local de seu martírio, Santa Catarina vez suas orações e louvor a Deus, agradecendo por tudo em sua vida. Santa Catarina foi decapitada e de suas veias saiu leite ao invés de sangue. Seu corpo foi levado pelos Anjos, ao Monte Sinai, onde a sepultaram. No local foi construído um convento, que existe até hoje, e é habitado por monges gregos. Santa Catarina de Alexandria, é padroeira dos estudantes, filósofos e jurista. É também padroeira do Estado de Santa Catarina, Brasil. As fotos são três do Colégio Jesuíta de Santa Catarina, Brasil, e uma foto da Espanha.

Santa Catarina de Alexandria, rogai por nós !