Liturgia - 17/03/2024 - Domingo - Cor Roxo - Trigésimo terceiro dia da Quaresma.

Proibido a Missa de defuntos, mesmo Exéquias.

Santo do dia - São Patrício da Irlanda.


A Palavra de Deus alimenta nossa Fé.

   Afasta de nós Senhor,  tudo o que nos afasta de Ti ! 


   Quinto domingo da Quaresma, no próximo domingo, estaremos celebrando, a entrada de Jesus em Jerusalém, onde Ele Se sacrificar para que possamos nos livrar do pecado e nos Reconciliarmos com Deus.

   Neste sentido, vemos na Primeira Leitura que, Deus através da Igreja, pelo Espírito Santo no Batismo renova uma Nova Aliança, diferente da Aliança que fez com a geração de Abraão,  Isaac e Jacó, que várias vezes foi rompida pelo pecado, infidelidade e desobediência.

   Em Jesus Cristo, Deus concluiu  e escreveu Sua Lei em nosso coração e nos diz que, não será necessário que instruamos nosso próximo, pois Todos, dos menores aos maiores O conhecerão…


   A pior parte, Jesus já fez, morreu numa Cruz para nos Salvar, agora é a nossa vez de, de Verdade, nos Convertermos em definitivo a Jesus, vivendo Seus Ensinamentos no dia a dia, Fiéis e Obedientes a Ele, e Não ao mundo.


   Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS os Batizados, dos menores aos maiores da Igreja, para que se Convertam de Verdade. 


   Com o Salmo podemos dizer: Ó Deus criai em mim um coração Puro. 


   A Segunda Leitura nos diz que, Jesus, mesmo sendo Filho de Deus, em sua vida terrestre apresentou a Pai suplicas, com veemência clamor e lágrimas a Deus, e Lhe podia para livra-Lo da morte e, por causa da Submissão, da obediencia,  Jesus aprendeu pelo sofrimento e  foi levado à perfeição, Se tornando para Todos princípio de Salvação Eterna…


   Vinde Espírito Santo, ajudar a Todos os Batizados a, Exemplo de Jesus, Submissão e a suplicar com lágrimas, a Deus Pai, por nossa Conversão e Conversão dos nossos familiares,  parentes e amigos, pois a parte de Jesus Ele já vez é nos deu Exemplo. 


   No Evangelho, Jesus Anuncia que, Deus O Glorificará através da morte,  pois é preciso que Ele morra para que Sua Vida, Seus Exemplo de Submissão e Obediência, dê muitos Frutos. Jesus, nos dá a dica, de morrermos para o pecado, para obtermos a Vida Eterna.

   Se seguirmos o Exemplo de Jesus, onde estiver Jesus, estaremos também nós e,  sendo servos de Jesus, o Pai nos honrará também… Apesar da angustiado, Jesus, não desanimou e, levou os Planos de Salvação de Deus Pai até o fim… Com a morte de Jesus, o príncipe deste mundo foi Julgado e lançado no abismo… Jesus foi elevado a uma Cruz, isto é,  morreu numa Cruz para Salvar a Muitos.


   Vinde Espírito Santo, nos ajudar a sermos merecedores da Salvação de Jesus, vinde ajudar a TODOS os Batizados a se Converterem de Verdade a Jesus.

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!


   Te agradecemos Jesus, por TODOS que buscam viver com Fidelidade e Obediência à Aliança de Deus Pai.

   Te agradecemos Jesus, pela Sua Presença em Nossa vida, pela semana que passou, pelas Bênçãos recebidas.

   Abençoa Senhor, nossa família e nossa vida.

  Te pedimos Jesus, de modo Especial que Abençoe e proteja como pupila dos Seus olhos, no aconchego dos Seus Braços Todos que nos quatro cantos do mundo precisam Anunciar a Palavra de Deus e Testemunhar o Vosso Reino de Amor.

   Jesus, que nesta Quaresma, Seu exemplo de Obediencia e Morte de Cruz, nos dê muitos frutos de conversão. Que morramos para o mundo para fazermos a Vossa Vontade.


Afasta de nós Jesus, o pecado, a infidelidade e desobediência, para com Deus Pai. Amém!


Antífona de Entrada -  Salmo 42 (43): 1-2.

   Faze-me justiça, Deus, defende minha causa contra uma gente desleal, do homem traidor e criminoso põe-me a salvo. Pois Tu És meu Deus e meu Protetor: por que me rejeitas ? Por que vou andando sombrio, açoitado pelo inimigo ?


Oração da Coleta.

   Senhor nosso Deus, concedei-nos a graça de viver com alegria o mesmo Espírito de Amor que levou Seu Filho a entregar-Se a morte para a salvação dos homens.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém!


Primeira Leitura - Jeremias 31: 31-34.

   Leitura do Livro de Jeremias.


   Vede, chegam dias - Oráculo do Senhor - em que Farei uma aliança nova com Israel e com Judá: não será como a aliança que fiz com seus pais quando os peguei pela mão para tirá-los do Egito; a aliança que eles romperam e Eu mantive - Oráculo do Senhor - ; assim será a aliança que farei com Israel naquele tempo futuro - Oráculo do Senhor - : Colocarei Minha Lei em seu peito e a escreverei em seu coração, Eu serei seu Deus e eles serão Meu povo; já não terão de instruir-se uns aos outros, mutuamente, dizendo: "Tens de conhecer o Senhor", porque todos, grandes e pequenos, Me conhecerão - Oráculo do Senhor -, pois Eu perdoo suas culpas e esqueço seus pecados.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 50 (51): 3-4. 12-13. 14-15. (R 12a).

"Cria em mi, Deus, um coração puro !" (Resposta).


Misericórdia, ó Deus, por Tua Bondade,

por Tua imensa compaixão apaga minha culpa,

lava inteiramente meu delito

e limpa meu pecado. (R.).


Cria em mim, Deus, um coração puro,

renova-me por dentro com espírito firme;

mão me expulses do Teu Rosto,

nem me tires Teu Santo Espírito. (R.).


Devolve-me a alegria da salvação,

sustenta-me com espírito generoso.

Ensinarei Teus Caminhos aos perversos,

e os pecadores voltarão a Ti. (R.).


Segunda Leitura - Hebreus 5: 7-9.

   Leitura da Carta aos Hebreus.


   Durante sua Vida mortal, Jesus, dirigiu pedidos e súplicas, com clamores e lágrimas, Àquele que podia livra-Lo da morte, e por essa preocaução foi ouvido. Embora sendo Filho, aprendeu sofrendo o que é obedecer, e já consumado chegou a ser causa de Salvação Eterna para todos os que Lhe obedecem.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aclamação do Evangelho - São João 12: 26.

(Refrão) - Louvor a Vós, Jesus Cristo, Rei da Eterna Glória. (Repete-se).

   Disse Jesus: "Quem Me serve que Me siga, e onde Eu estou estará Meu servidor. SE alguém Me servi, o Pai o honrará." (Refrão).


Evangelho - São João 12: 20-33.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São João.

  Glória a Vós Senhor.


   Havia alguns gregos que tinham subido para a festa em Jerusalém.

   Aproximaram-se de Filipe, de Betsaida da Galileia, e lhe pediram: "Senhor, queremos ver Jesus."

   Filipe vai e o diz a André; Filipe e André vão e o dizem a Jesus. Jesus lhes responde:

   "Chegou a hora em que Este Homem será Glorificado. Asseguro-vos que, se o grão caído na terra não morrer, ficará só; se morrer, dará muito fruto. Aquele que se agarrar à vida, a perderá; aquele que desprezar a vida neste mundo, a conservará para uma vida eterna. Quem Me serve que Me siga, e onde Eu estou estará Meu servidor. Se alguém Me servir, o Pai o honrará.

   Agora Meu Espírito está agitado, e o que vou dizer? Que Meu Pai Me livre desta hora? Não, pois para isso cheguei a esta hora. Pai, dá Glória ao Teu Nome".

   Veio uma voz do Céu: "Eu O Glorificarei e de novo O Glorificarei".

   A multidão que estava ouvindo dizia: "Foi um trovão". Outros diziam: "Um Anjo falou com Ele".

   Jesus respondeu: "Essa voz não soou para Mim, mas para vós. Agora começa o julgamento deste mundo, e o príncipe deste mundo será expulso. quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim."

    Jesus, dizia isso indicando de que morte iria morrer.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Ouvi-nos, Deus Todo Poderoso, e, pela Virtude Deste Sacrifício, purificai os Vossos servos, a quem deste a primícias da Fé Cristã.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - São João 12: 24-25.

   Se o grão caído na terra não morrer, ficará só; se morrer, dará muito fruto. Aquele que despreza a vida neste mundo, a conservará para a Vida Eterna.

 

Oração depois da Comunhão.

   Deus Todo Poderoso, concedei-nos a graça de sermos sempre contados entre os membros de Cristo, nos que comungamos Seu Corpo e Seu Sangue. Ele que Vive e Reina pelos séculos dos séculos. - Amém.


Oração sobre o povo.

  Abençoai, Senhor, este povo que espera com confiança na Vossa Misericórdia e fazei que receba abundantemente o que por Vossa inspiração deseja.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.