Dia de Finados

02 de novembro - Dia dos Fieis Defuntos - Dia de Finados

Desde o século II, os cristãos já rezavam pelo falecidos, visitando os túmulos dos Santos para rezar por eles, e também lhe pedir intercessões. No século V, a igreja dedicou um dia do ano para rezarmos pelos mortos, não só os nossos mas todos os mortos, pois tem uns que ninguém reza pro eles. Em 1009 o Papa Silvestre II, depois o Papa João XVII e também o Papa Leão IX em 1015, obrigaram os católicos a dedicar um dia para rezar pelos mortos. O dia passou a ser comemorado em 2 de novembro, no século XIII, por ser o dia após a Festa de Todos os Santos.

Porque rezar pelos mortos ? Em II Macabeus e Tobias, já víamos esta referência a oração pelos mortos. Quando rezamos pelo Fiéis Defuntos, pois acreditamos no purgatório, logo pedimos a Deus que aliviem seus sofrimentos, e diminua o tempo que ficarão no purgatório. É uma espécie de carinho para com nossos entes queridos que já se foram, e sintam um consolo para suportar esta ausência de Deus.

Lembramos, que se ganha indulgência quando se reza aos Fiéis Defuntos. Mas para ganhar esta indulgência, temos que cumpri três preceitos: Comungar, rezar na intenção do Santo Papa e fazer a confissão, esta confissão poderá ser realizada alguns dias depois, mas lembre-se, não se pode comungar se tiver pegado grave. Para ganhar a indulgência, não é somente se rezando, no dia 2 de novembro, mas vale por 8 dias do dia 1 à 8 de novembro.

Rezemos pelos Fiéis Defunto e com certeza estes quando no Céu intercederam por nós.