- Santa Maria Goretti - Dia 06 de julho.

Nasceu em 16 de outubro de 1890, em Corinaldo, Itália. Maria Teresa Goretti, filha de, Luigi Goretti e de Assunta Carlini. Era a terceira de 6 filhos. Quando ela tinha 6 anos, seus pais passando por dificuldades, foram obrigados a vender a sua fazenda, e foram trabalhar para outros fazendeiros.  

Em 1899, mudaram-se para La Ferriere (atual Latina), Lazio. Foram morar em um prédio onde compartilhavam a casa com a família Serenelli. O pai de Santa Maria Goretti, contraiu malária, e morreu, quando ela tinha 9 anos, em 6 de maio de 1900.

Enquanto seus irmãos mais velho e sua mãe iam trabalhar no campo, ela ficava em casa, cuidando dos irmãos mais novo e afazeres da casa. Em 5 de julho de 1902, quando Maria Goretti tinha 11 anos, estava costurando e vigiando sua irmão, entrou na casa, Alessandro Sereneli, jovem de 20 anos, que ali morava, encontrando-a sozinha,  investiu para cima dela tentando relação sexual, ela o rejeitou, ele tentou estupra-la, que se defendeu e começou a rezar. Não conseguindo o que pretendia, mesmo usando a força, ele lhe deu 11 facadas. Ela tentou alcançar a porta gritando, ele já na porta lhe deu mais 3 facadas e fugiu. Sua irmã menor acordou com o barulho e começou a chorar. O pai de Alessandro foi o primeiro a chegar ao local e levou Maria Goretti para o hospital em Netuno. Ela foi operada sem anestesia, mas seu ferimentos eram muitos. Durante a operação, ela pediu para ficar acordada. Antes de morrer, Santa Maria Goretti, disse que perdoava o agressor, e esperava vê-lo no Céu. Disse que ele tentou estupra-la várias vezes, mas que ele se defendeu sempre.  Morreu 20 horas após os ferimentos que sofreu, no dia 06 de julho de 1902. Na hora de sua morte, ela olhava para uma pintura da Virgem Maria, na parede.

Seu assassino foi capturado, preso, e condenado a 30 anos de prisão. Ele ficou isolado por 3 anos, sem demonstrar arrependimento. Quando o Bispo do local, Monsenhor Giovanni, foi visita-lo na prisão, ele se mostrou arrependido, dizendo ter sonhado com Santa Maria Goretti, lhe entregando flores, e estas pegavam fogo assim que ele as segurava. Pediu ao bispo que o incluísse em suas orações.

Quando terminou de cumprir sua pena, Alessandro, foi à casa da mãe de Santa Maria Goretti, pedir seu perdão. A mãe da santa lhe respondeu: Se minha filha, em seu leito de morte te perdoou, eu também te dou meu perdão. No dia seguinte eles foram participar juntos da Santa Missa. Receberam a Eucaristia lado a lado. Tocado por Deus e arrependido, Alessandro entrou para o Mosteiro dos Frades Capuchinos. Viveu ali até o fim de sua vida em 1970. Esteve presente na Canonização da Santa.

Foi Beatificada em, 27 de abril de 1947, pelo Papa Pio XII, na Basílica de São Pedro.  Foi Canonizada em 24 de junho de 1950, pelo Papa Pio XII. Estava presente na cerimonia, sua mãe e seus 4 irmãos. Alessandro também esteve presente. Mais de 500 mil pessoas assistiram a celebração na praça de São Pedro, em frente a Basílica, em Roma. 

Ela é a Santa da Castidade, da juventude, da pobreza, da pureza de coração e do perdão. Seu corpo esta em uma cripta na Basílica de Santa Maria Delle Grazie e Santa Maria Goretti, em Nettuno, sul de Roma.

Santa Maria Goretti, rogai por nós !