São Basílio Magno

02 de janeiro - São Basílio Magno

Foto do Altar dedicado a São Basílio na

Basílica de São Pedro

Nasceu em 329, na Cesareia da Turquia, antiga Capadócia. De família de Santos, seu avô preferiu morrer do que negar a Jesus Cristo, durante a perseguição romana. Sua avó foi a Santa Macrina. Sua Mãe era a Santa Amélia. Sua irmã também de nome Macrina, tornou-se religiosa, e Santa. Seus dois irmãos, São Pedro, que foi bispo de Sebaste e São Gregório, bispo da cidade de Nissa. Também seu amigo, que é celebrado no dia de hoje foi santo, São Gregório Nazianzeno.

São Basílio estudou nas cidades de Atenas e Constantinopla. Sua irmã Santa Macrina, era superiora em um mosteiro, no qual as Irmãs viviam em santidade, e isto influenciou para que São Basílio entrasse para a vida religiosa. Ele foi então para o Egito, aprender com os monges a vida no deserto e na solidão. Voltando resolveu consagrar-se monge. Escreveu as famosas "Constituições". Este documento foram as primeiras Regras de vida espiritual escrita para os religiosos. As Casas Religiosas basearam-se nestes escritos para escreverem seus regulamentos.

Foi ordenado sacerdote por volta de 360, São Basílio foi consagrado bispo da cidade de Cesareia, na Judeia no ano de 370. O governador tentou fazê-lo renegar a Fé em Jesus Cristo. Mesmo tendo uma saúde frágil, ele enfrentou o governador, com discursos inspirados e forte, logo o governador desistiu de prende-lo. O governado passou a admira-lo, por sua sabedoria e santidade e ver que o Santo era venerado pelo povo.

Recebeu o apelido de "Magno" (grande), por seu dom da palavra, por seus escritos, por suas grandiosas e inúmeras obras de caridades. São Basílio, era amado não só pelo povo cristão, mas também pelos judeus e pelos pagãos. São Basílio, não se apegava a bens materiais, tudo que ganhava dava aos mais necessitados. São Basílio Magno, foi o primeiro Bispo a construir um hospital para os mais carentes. Criou também orfanatos e asilos para idosos.

São Basílio Magno, era grande conhecedor da teologia, da literatura, da filosofia e da Bíblia. Seus sermões eram de palavras de sabedoria, importância, eram agradável, fácil de se entender e convincentes. Entre suas obras literárias, se destacam quase 400 cartas de grande belezas. São cartas de grandes proveitos para a vida espiritual.

Sua vida se baseava em amar a Deus, ajudar ao próximo e levar os outros a ajudarem os pobres e os necessitados. Trabalhava muito e escrevia o quanto conseguia, apesar da saúde frágil. Sofria de hepatite, logo não podia comer qualquer coisa. Comia tão pouco que ficou basicamente em pelo e osso.

Algumas de suas freses:

"Como o piloto de um navio é testado na tempestade, o lutador é testado no ringue, o soldado na batalha e o herói na adversidade: Assim é o cristão testado na tentação."

"Quem deliberadamente comete o aborto está sujeito à pena por homicídio."

"Não dize: Isso acontece por acaso, enquanto aquilo veio a acontecer por si só. Em tudo que existe, não há nada desordenado, nada indefinido, nada sem propósito, nado por acaso ... Quantos cabelos estão na tua cabeça ? Deus não esquecerá um deles. Tu o vês como nada, mas nem mesmo a menor das coisas escapa ao olhar de Deus."

"Cada fiel é aldeado por um Anjo como protetor e pastor, para conduzi-lo à vida."

Morreu em 01 de janeiro de 379, com 49 anos. Foi enterrado no dia seguinte, dia 02 de janeiro, uma multidão jamais vista na região acompanhou seu cortejo funeral. Suas relíquias foram espalhadas, parte delas é venerada no altar a ele dedicado na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

São Basílio Magno, rogai por nós !