Liturgia - 17/01/2024 - Quarta-feira - Cor branco - Tempo comum - Missa de Memória.

Santo do dia - Santo Antão, memória.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Que o Espírito do Senhor nos ilumine.


   Vemos na Leitura; depois que Davi foi ungido como o novo rei de Israel, o Espírito do Senhor desceu sobre Davi e com ele permaneceu, por isso, Saul se sentia mal. Saul soube que Davi tocava lira e o trouxe para seus serviços.

   Existia entre os filisteus, um guerreiro gigante que ninguém o vencia, Golias era seu nome, este fez um desafio aos israelitas que, se tivesse um em Israel que o vencesse, os filisteus se tornariam escravos de Israel e se ele vencesse, Israel se tornaria escravos dos filisteus. Davi, aceitou o desafio e ao ver o tamanho de Davi, o gigante menosprezou Davi. Davi, porém, disse ao gigante Golias: Tu vens contra mim com espada, lança e escudo; eu,  porém, venho a ti em NOME DO SENHOR DOS EXÉRCITOS, que desafiante, hoje mesmo o SENHOR te entregará em minhas mãos, e eu te deceparei a cabeça… em Nome do Senhor e, com uma funda (piloteia, estilingue ...) e uma pedra Davi venceu o gigante Golias.


   Qual é o Golias, isto é, pecado, a dificuldade, ou mal que precisamos vencer em nossa vida? A exemplo de Davi, rezemos sempre com Fé ao Senhor que Ele nos concederá a vitória sobre este mal.

   Devemos Rezar sempre pedindo ao Senhor a Vitória sobre o mal de nossa vida, mas, não podemos nos esquecer do grande mal das heresias, que querem se instalar na Igreja se Jesus Cristo.


   Para com o Salmo rezarmos: Bendito seja O Senhor, minha Rocha!


   No Evangelho, Jesus continua Sua Missão, hoje cura de novo, em dia de sábado, um homem com a mão atrofiada, e como sempre existem aqueles que vivem atrás de Jesus, não para se converterem de seus  maus costumes, isto é,  de seus pecados, mas para criticar Jesus e não deixar o Reino de Deus acontecer. 

   Estamos vivendo isso em nossa atualidade, muitos que dizem estar em Companhia de Jesus não querem a cura do pecador e sim que a Igreja aceite o pecado dentro da Igreja. Devemos Rezar para que todas estas heresias acabe dentro da Igreja, apesar de sermos pecadores,  não queremos continuar pecadores, até porque, a proposta de Jesus é a Santidade e não o pecado, muito menos dentro de Sua Igreja.

   Jesus quer curar o pecador, eliminando o pecado em nosso meio.

   Rezemos sempre e sem desanimar para que, o Senhor, assim como deu a Vitória a Davi e não ao gigante Golias, também  nos dê a Vitória, sobre Todas as heresias vencendo Todos o pecado em nossa vida, na vida dos nossos familiares,  parentes e amigos e principalmente, os de dentro da Igreja. 


   Vinde Espírito iluminar, e fortalecer Todos os Batizados para não pecar.

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. 


   Te agradecemos Jesus, por todos que nos ajuda em nossa caminhada de conversão.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


  Davi, em Nome do Senhor, com uma funda e uma pedra venceu o gigante Golias, e nós para vencermos os Golias da atualidade devemos rezar e nos afastar dos que, sutilmente mentem e tentar implantar heresias dentro da Igreja de Jesus Cristo.

   Que o Espírito do Senhor, assim como estava com Davi, esteja sobre Todos nós! Amém!


Antífona de Entrada - Salmo 65 (66): 4.

   Que o mundo todo Te renda homenagem, Senhor, tocando para Ti, tocando em Tua Honra.


Oração da Coleta.

   Deus Todo Poderosos e Eterno, que governais o Céu e a terra, escutai misericordiosamente a súplica do Vosso povo e concedei a Paz aos nossos dias.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, Que é Deus e Convosco Vive e Reina na Unidade do Espírito Santo. - Amém.


Primeira Leitura - I Samuel 17: 32-33. 37. 40-51.

   Leitura do Primeiro Livro de Samuel.


   Davi disse a Saul: "Majestade, não desanimes. Este teu servidor irá lutar contra esse filisteu". Saul respondeu: "Não poderás aproximar-te desses filisteu para lutar com ele, pois és jovem, e ele é guerreiro desde a juventude".

   Davi respondeu a Saul: "O Senhor, que me livrou das garras do leão e das garras do urso, me livrará das mãos desse filisteu".

   Davi, pegou o cajado, pegou cinco pedras lisas do riacho, colocou-as no seu bornal, apanhou a funda e aproximou-se do filisteu. Este, precedido por seu escudeiro, ia avançando e aproximando-se de Davi; olho-o de alto a baixo e o desprezou, porque era um jovem de cor bonita e era formoso; e gritou-lhe: "Sou por acaso um cão para que venhas a mim com um bastão?"

   Depois, invocando seus deuses, amaldiçoou Davi e lhe disse: "Vem cá, e atirarei tua carne às aves do céu e às feras do campo".

   Mas Davi lhe respondeu: "Tu vens a mim armado de espada, lança e dardo; eu vou a ti em Nome do Senhor dos Exércitos, Deus das tropas de Israel, que tu desafiaste. Hoje o Senhor te entregará em minhas mãos. Eu te vencerei, arrancarei tua cabeça dos ombros e atirarei teu cadáver e os cadáveres do acampamento filisteu às aves do céu e às feras da terra, e o mundo inteiro reconhecerá que há um Deus em Israel. E todos os que estão aqui reunidos reconhecerão que o Senhor dá a vitória sem necessidade de espadas ou lanças, porque esta é uma guerra do Senhor, e Ele vos entregará em nosso poder".

   Quando o filisteu se pôs em marcha e se aproximava de Davi, este saiu da formação e correu velozmente na direção do filisteu; pois a mão no bornal, tirou uma pedra, disparou a funda e atingiu o filisteu na testa: a pedra se encravou na testa, e ele caiu de bruços por terra. Assim Davi venceu o filisteu, com a funda e uma pedra matou-o num golpe, sem empunhar espada.

   Davi, correu e parou junto ao filisteu, pegou a espada, a desembainhou e acabou de matá-lo, lhe cortando a cabeça. Os filisteus, vendo que o seu valente estava morto, fugiram.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 143 (144): 1. 2. 9-10. (R 1a).

"Bendito seja o Senhor, minha Rocha!" (Resposta0.


Bendito seja o Senhor, minha Rocha,

que prepara minhas mãos para o combate,

meus dedos para a batalha. (R.).


Meu Aliado, minha Fortaleza,

meu Baluarte onde me ponho a salvo,

meu Escudo e meu Refúgio,

que me submete o meu povo. (R.).


Ó Deus, eu Te cantarei um canto novo,

tocando a harpa de dez cordas.

Tu dás a vitória aos reis,

Tu protegeste Teu servo Davi. (R.).


Aleluia - São Mateus 4: 23.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

   Jesus, Proclama a Boa Notícia do Reino e Curando todo tipo de enfermidades e doença entre o povo. (Refrão).


Evangelho - São Marco 3: 1-6.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Marcos.

   Glória a Vós Senhor.


   Jesus, entrou na sinagoga, no sábado, onde havia um homem com a mão atrofiada. Vigiavam, Jesus, para ver o curava no sábado, com intenção de acusa-Lo. Disse, Jesus, ao homem da mão atrofiada:

   "Põe-te no centro !" E Jesus perguntou a eles: "O que é permitido no sábado? Fazer o bem ou o mal? Salvar a vida ou matar?"

   Eles calavam. Jesus, repassando sobre eles um olhar de indignação, embora sentido por sua obstinação, diz ao homem: "Estende a mão."

   Ele a estendeu e a mão ficou restabelecida. Os fariseus saíram imediatamente e deliberaram com os herodianos como acabar com Jesus.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimentos.

   Concedei-nos, Senhor, a graça de participar benignamente Nestes Mistérios, pois todas a vezes que celebramos a Memória Deste Sacrifício realiza-se a obra da nossa redenção.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - I São João 4: 16.

   Nós conhecemos e cremos no Amor que Deus teve por nós. Deus É Amor: quem conserva o Amor permanece com Deus e Deus com ele.


Oração depois da Comunhão.

   Infundir, Senhor, em nós o Vosso Espírito de Amor, para que vivam unidos num só coração e numa só alma aqueles que saciastes com o Pão do Céu.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.