27 - São Cirilo

27 de junho - São Cirilo da Alexandria

Nasceu em 375, em Alexandria, no Egito. Era sobrinho de Teófilo, Bispo de Alexandria, a quem substituiu de 412 á 444. Sendo ele também que formou São Cirilo e o Ordenou sacerdote, quando ele tinha 25 anos. Foi ordenado Bispo. É conhecido por sua firmeza na doutrina e a coragem em defender a verdade católica.

Combateu a teologia do Arianismo, que não reconhecia Jesus como filho de Deus. E a teologia do Neostorinismo, que Jesus seria uma pessoa e Cristo outra. Duas pessoas diferentes. São Cirilo colocou-se contra outros teólogos, inicialmente por meio pacíficos, convidando-os a professar a Doutrina Católica. Mas tendo uma resposta violenta, assim foi falar com o Papa, e no concílio Ecumênico, em 431. Estavam presente aproximadamente 200 Bispos, que condenaram o Nestorianismo, e reconheceram a Virgem Maria como Mãe de Deus "Theotokos". Esta foi sua grande obra, a defesa do dogma de Nossa Senhora, como Mãe de Deus. Os que continuaram pregando outras teologias, diferente da Igreja Católica, foram excomungados.

Deixou muitos escritos. Resolveu o problema com os judeus que habitavam na cidade, ou deixavam de perseguir os católicos ou deviam mudar-se da cidade. Fechou as igrejas que não professavam o verdadeiro cristianismo.

Morreu em 27 de junho 444. Foi declarado Santo e doutor da Igreja pelo Papa Leão XIII.

São Cirilo, "Pilar da Fé", Doutor da Igreja, rogai por nós.