Santa Doroteia

02 de setembro - Santa Doroteia

Santa Doroteia - museu de belas arte 1640-1650 Servilha.

Nasceu na Capadócia, região da Turquia, no final do Século III. Seus pais foram martirizados pelo império romano, por ser Cristão e não renegar a Jesus Cristo. Pelo exemplo de vida de seus pais, a jovem Doroteia optou por consagrar-se ao Senhor, permanecendo virgem, vivendo em oração e jejum, se tornando um exemplo de santidade, humildade, fé, bondade e prudência. Uma dedicação total a Jesus Cristo.

O Imperador romano estava perseguindo os Cristãos, mandou o governador Fabrício, da região da Capadócia, matar todos os Cristão da região. No ano 304 aproximadamente, a Santa Doroteia, uma Cristã exemplar, foi uma das primeiras mulheres a morre martirizada. Ela foi entregue por duas jovens, que renegaram sua fé, para não morrerem.

Assim, Santa Doroteia, foi presa e levada a interrogatório. O objetivo do governador Fabrício, era fazer ela renegar a Fé em Jesus Cristo, sendo ela um exemplo para os outros, fariam que muitos também renegasse. Mesmo com as ameaças, ela continuou firma. Ao contrário do medo da morte, ela, com muita fé e alegria disse: "Tenho pressa de chegar junto de Jesus Cristo, meu Senhor, que chamou para si os meus pais". O governador então a condenou a morte.

Quando estava sendo levada, para o lugar em que iriam mata-la, ela disse : "Feliz de mim que estou indo para uma nova pátria. Lá o ar é mais suave, mais claro o brilho do sol; conhecerei campos mais verdejantes e fontes cristalinas, onde amadurecem flores e frutos". Um home que estava por perto, chamado Teófilo, disse à Santa Doroteia, ironicamente e tentando ridicularizar a todos que tem fé em Jesus Cristo: "Escuta seguidora de Cristo, manda-me rosas e frutas dos jardins e pomares de que estás a falar". Santa Doroteia respondeu: "Não duvides: o que desejas, hoje mesmo o terás".

Chegando ao local onde Santa Doroteia iria ser decapitada, ela parou um instante, ajoelhou-se e rezou em silêncio. Viu a sua frente um Anjo, que lhe entregará frutas e rosa, eram fresca e belas. Ninguém mais tinha esta visão apenas ela. Estando um garoto de aproximadamente 6 anos por perto o chamou. Chegando o menino, ela, fez com que se enxugasse o rosto com o lenço, e pega este lenço enrolado e entrega ao menino, diz: "Leva a Teófilo este lenço, e diz que são flores e frutas que lhe prometi mandar dos campos do meu Deus". Em seguida, Santa Doroteia foi decapitada. Neste exato momento o menino entrega o lenço a Teófilo, vendo o corpo da Santa sem vida, este pega o lenço e vê nele flores e frutas, com um perfume de como se tivessem acabado de serem colhidas. O que seria impossível, pois era inverno intenso.

Então, Teófilo se ajoelhou ali mesmo, pediu perdão a Deus por ter perseguido os Cristãos. Agora ele se tornará um novo homem, que acabara de se converter. Por isto, ele é preso, forçado a renunciar sua fé, não o fazendo foi igualmente decapitado. Ouve muitas conversões pelo acontecido.

Santa Doroteia, com sua fé, com seu amor por Jesus Cristo, acreditou, e na hora de morte, aconteceu o que para nosso olhos humanos é impossível, mas fé é isto, é acreditar no impossível. Por isto Santo Agostinho nos disse: "A fé e a razão, andam juntas, mas a fé vai mais longe".

Santa Doroteia, rogai por nós !