São Marcelo I, 30º Papa, e mártir.

16 de janeiro - São Marcelo I, 30º Papa, e mártir.

Nasceu em 255, em Roma. A Igreja estava em paz, tinha aproximadamente 7 milhões de pessoas que eram cristãos, e 50 milhões que participavam da religião oficial, aproximadamente. Mas o membros da religião oficial, persuadiram ao imperador Deocleciano, e este fez um decreto, para acabar com a Igreja Católica e as Escrituras Sagradas. Quem não renegasse ao catolicismo, seriam perseguidor martirizado e morto.

Em 304, morre o Papa Marcelino. Época das perseguições à Igreja. Fazendo inclusive com que, a Cátedra de São Pedro, vivesse uma período de "vicatio" (período sem Papa). Além das perseguições existia também a heresias (falsos teólogos dentro da própria Igreja Católica).

Em 27 e maio de 308, após 4 anos sem Papa, foi eleito o Papa Marcelo I. Sacerdote, humilde, generoso, de caráter firme e fé inabalável. Tinha ele a difícil tarefa de reorganizar a Igreja.

Ao contrário do que alguns que, põem em dúvida o Pontificado do Papa Marcelo I, mas, há relatos da época que atestam sua existência. Como o registro feito sobre o Papa Marcelo I, pelo Papa Damásio I, em 366, com muita justiça, elogiando a atitude do Papa Marcelo I, em relação a todos que renegaram a Cristo, durante as perseguições. Muito bispos do Oriente, pediam a excomunhão deste cristãos, especialmente os que faziam parte do clero, mas o Papa Marcelo I, apesar de rigoroso, foi também piedoso, decidiu que a Igreja iria acolhê-los, desde que se mostrassem arrependidos, e fizessem um período de penitência. Determinou que nenhum concílio podia ser convocado sem a autorização do Papa.

Foi preso por ordem do imperador Maxêncio, que transformou a Igreja que o Papa Marcelo I morava em um estábulo, obrigando o Papa a trabalhar na própria Igreja cuidando dos animais.

Morreu em 16 de janeiro de 309. Devido aos maltrato por qual estava passando. Santo Marcelo I, Papa, foi declarado santo e mártir. Suas relíquias estão na Cripta dos Papas no cemitério de Santa Priscila, em Roma. Sucedeu o Papa Marcelino e seu sucessor foi o Papa Eusébio.

São Marcelo I, 30º Papa, rogai por nós !