Nossa Senhora do Lírio - Madonna del Giglio - 26 de agosto.

Vamos à História: Origem, Itália, ano 1664.

Nossa Senhora sempre foi comparada a um lírio, que é a flor símbolo da pureza, da beleza, da perfeição, a mais bonita de todas as flores, Nossa Senhora do Lírio, a Pureza, a Beleza, a Perfeição entre todas as mulheres. Ela é Imaculada, a eterna pureza do corpo, do Alma e é plena do Espírito Santo, Cheia de todas as Graças.


Em 1578, na Ladainha de Nossa Senhora de Loreto, Ela é citada como "lilium inter spinas" "Lírios entre espinhos".


Uma Igreja foi construída por volta de 1270, onde é o Atual Santuário de Nossa Senhora do Lírio. Antes no local era o Hospital de São Silvestro.


Surgiu a Igreja quando uma imagem de Nossa Senhora segurando um lírio na mão, pintada no muro do lado de fora da porta oeste da cidade, segundo alguns milagres eram alcançados através de intercessões de Nossa Senhora quando se dirigiam a imagem em orações.

Em 1580, quando os Franciscanos da Ordem Terceira, construíram uma nova Igreja, esta foi escolhida para ser colocada a imagem.

O Santuário de Nossa Senhora do Lírio é um apequena Igreja que fica em Prato, na Itália, rua São Silvestro, perto do Praça San Marco.

A Igreja só foi transformada em Santuário depois de acontecerem muitos milagre através da intercessão de Nossa Senhora do Lírio. E principalmente quando em 26 de agosto de 1664, colocaram um lírio seco na frente da imagem e este lírio renasceu inexplicavelmente.

Mas esse não foi o último milagre. Há 300 anos, uma mãe no dia 26 de agosto, foi à Igreja levando consigo sua filha surda e muda. A Igreja estava cheia, a mãe entrou e colou sua filha debaixo da imagem de Nossa Senhora do Lírio, e a criança, chamou a mãe e disse, "A Senhora me chamou pelo meu nome: Madalena!".

Em 1680, pintaram a Imagem no interior da Igreja, tal qual a que estava na entrada da cidade. Ao lado da Imagem um relicário contendo a "flor milagrosa".


No Santuário de Nossa Senhora do Lírio (Madonna del Giglio), se realiza uma grande Festa todos os anos no dia 26 de agosto, são celebração de Santa Missa em vários horários. À tarde após a reza do Santo Terço às 14h30, seguindo da Santa Missa Solene e encerramento da festa.

Após cada celebração são distribuídos "gigliucci de ouro", biscoito característico feitos para a ocasião do aniversário, do dia que o lírio floriu.


Em 1982, uma coroa de ouro foi colocada na Nossa Senhora do Lírio, na imagem que fica no altar principal.

Tem também os "Cavaleiro de Giglio" Cavaleiro do Lírio, pessoas que se destinam a organizar atividades para conseguir fundos para a manutenção da Igreja.


Nossa Senhor do Lírio, rogai por nós!

Doce coração de Maria, sede nossa proteção!