Nossa Senhora da Ternura - 23 de junho.

Conhecendo a História : Nossa Senhora da Ternura, Nossa Senhora do Doce Beijo, também, Ícone da Virgem de Vladimir

Trata-se de um Ícone atribuído inicialmente como feito por São Lucas Evangelista, foi retirado de uma mesa sobre a qual, Nossa Senhora, seu filho Jesus e São José faziam suas refeições.

Em 1131 o Ícone foi enviado à Rússia desde Constantinopla, ao Santo Mstislav, que em 1132, encaminhou o Ícone ao Mosteiro Derviche. Em 1155, o Ícone fora enviado para Vladimir, que o colocou em 21 de setembro de 1164, na Catedral da Dormição, onde ficou por 230 anos. Por este motivo o Ícone, também é conhecido como, o Ícone de Virgem de Vladimir.

Em 1395 a Rússia achava-se ameaçada pelo conquistador do leste, Tamerlane, que tinha um exército muito superior, ao da Rússia comandado pelo Grande Vasily. Os fiéis habitantes de Moscou, rezavam e faziam jejum, onde Ícone da Santíssima Mãe de Deus, estava em Mosco, pois fora transferido em uma procissão solene de Vladimir à Moscou.

Em 26 de agosto, fiéis de Moscou levavam o Ícone para o lugar onde estava acontecendo a batalha. Temerlane, que tinha um exército muito mais poderoso, teve a visão onde uma mulher majestosa, envolvida por raios luminosos, mandava que o mesmo, deixasse os limites da Rússia. Perguntou sobre quem poderia ser a mulher do seu sonho. Foi lhe dito que a mulher radiante que virá, era a Santíssima Theotokos (Mãe de Deus), a grande Protetora dos Cristãos. Imediatamente, Tamerlane, saiu com seu exército da Rússia. Por isto, no lugar que o Ícone estava neste dia, foi construído o Mosteiro da Apresentação do Senhor. E passaram a fazer uma festa no local todo dia 26 de agosto.

Em 1480, novamente a Rússia e invadida, pelo príncipe Achmet, Novamente os habitantes de Moscou rezaram diante do Ícone de Nossa Senhora da Ternura, pela liberdade da Capital Ortodoxa. Logo, Achmet retirou-se inesperadamente, deixando os limites da Rússia. Por isto, passaram a fazer a Festa de Nossa Senhora da Ternura, em 23 de junho, dia da retirada do exército do príncipe Achmet.

Em 1521, nova tentativa de invasão da Rússia, novamente os fiéis vão rezar diante do Ícone, e ficam livre desta nova tentativa de invasão.

Assim também aconteceu em outras ocasiões. O Ícone de Nossa Senhora da Ternura, livrou a Rússia de várias invasões, através do fiéis que rezaram diante dele para que Nossa Senhora intercedesse por eles. Ela como Mãe, atendeu seus filhos. Assim também acontece, se pedirmos à Nossa Senhora, Ela intercederá por nós.

Nossa Senhora da Ternura, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede minha proteção!

Oração a Nossa Senhora da Ternura.

Pelo Sinal da Santa Cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, amém.

Rezamos: O Mãe da Ternura, ó Mãe de Jesus, ó nossa Mãe! Fazei com que eu e meus familiares, cada vez mais sinta esta ternura, este carinho, esta amor que vem de Voz. Que nos mantenhamos, sempre fieis ao Seu Filho Jesus, e segamos corretamente Seus ensinamentos.

Também chamada, no ícone de, Nossa Senhora do Doce Beijo. Fazei, Mãe da Ternura, que nos sintamos beijado por Voz, já aqui na terra, e que um dia sejamos merecedores de está convosco, no Reino do Céu e aí recebermos este beijo pessoalmente.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Ave Maria. . . Pai Nosso. . . Glória ao Pai. . .

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.