Santo Alberto, patriarca de Jerusalém

25 de setembro - Santo Alberto, patriarca de Jerusalém e Mártir

Nasceu em 1150, em Parma, Itália, de família rica, dos condes Sabbioneta. Ainda jovem, abandona a vida na Corte, e toda a luxuria, para entrar no Convento dos Cônegos de Santo Agostinho de Mortara, em Pavia. Algum tempo depois, foi eleito prior.

Em 1184, foi nomeado Bispo de Bobbio, tentou recusar o carga, mas o Papa Clemente III, não aceitou a recusa, no mesmo ano o Papa o enviou para assumir o bispado de Vercelli. Assim, assumiu finalmente a função de Bispo. Ficou lá por 20 anos, fazendo um bom bispado, levando o povo a uma vida de penitência, oração e caridade.

Em 1194, o Bispo Alberto, era um bom reconciliador, tanto que o imperador Frederico Barbaroxa, pediu a ele, para intervir em uma disputa entre Parma e Piacenza. A desavença chegou ao fim rapidamente, graças a sua intervenção junto a Sé, em Roma.

Em 1205, o Bispo Alberto, foi nomeado Patriarca de Jerusalém, pelo Papa Inocêncio III, tentou recusar, mas os argumentos do Santo Papa foi definitivo: a Palestina sofria uma pressão muito forte por parte dos muçulmanos, era preciso alguém com carisma e disciplina de "mão forte", pois o cristianismo poderia acabar naquela região.

Foi para lá em 1206, ficando na cidade de Acra. Em pouco tempo já conseguiu reunir o fiéis, ganhando o respeito dos cristãos como também dos árabes muçulmanos.

Foi patriarca da Palestina por 8 anos. Neste período reuniu todos os Eremitas de Monte Carmelo, redigindo ele mesmo as Regras para a comunidade.

Morreu assassinado pelo, superior, do Hospital do Espírito Santo, ao qual ele havia advertido e depois afastado, por suas atrocidades. Isto aconteceu, quando Dom Alberto conduzia uma procissão, o assassino, foi contra ele com um punhal, matando-o na frente de todos os fiéis. Era 14 de setembro de 1214. Sua festa foi incluída no calendário litúrgico no dia 25 de setembro.

Santo Alberto, Patriarca de Jerusalém e mártir, rogai por nós !