São Pio V, Papa

30 de abril - São Pio V, Papa

Nasceu em 17 de janeiro de 1504, em Bosco, Itália. Nome de batismo Antônio Ghislieri. Filho de Paolo Ghislieri e Dommina Auger, família nobre. Com 14 anos entrou para a Ordem Dominicana, assumiu o nome religioso, de Frei Michele (Miguel) Chislieri. Em 1528 foi ordenado Padre, pelo Dom Innocenzo, em Gênova. Foi enviado para Pavia, ficou lá por 16 anos. Foi professor de teologia e filosofia, prior do convento e superior providencial.

Foi enviado para Parma. Escreveu 30 teses em defesa da Cátedra de Pedro, contra as heresias, foi eleito inquisidor em Como, Bergamo. Em 1550, foi para Roma, e foi eleito Comissário da Santa Sé. Em 14 de setembro de 1556, foi ordenado Bispo, por Dom Giovanni. Foi nomeado Cardeal em 15 de março de 1557, pelo Papa Pio IV. Participou da última seção do Concílio de Trento.

O Papa Pio IV, morre em 9 de dezembro de 1565. Havia um impasse no conclave, por ter vários candidatos fortes. Mas em 7 de janeiro de 1566, foi eleito o Cardeal Miguel (Michele) Chislieri, que assumiu a Cátedra de Pedro no dia de seu aniversário de 62 anos, 17 de janeiro, assumindo o nome de Papa Pio V.

Começou a colocar em pratica e ampliar energicamente as decisões do Concílio de Trento. Começou restabelecendo a moral. Cortou os gastos com festas, e ajuda a numerosos parentes que tinham costumes de visitar o clero, na expectativa de benefícios. Papa Pio V dizia, que um parente do Papa poderia se considerar rico, se não estivesse na miséria. Combateu fortemente a reforma protestante.

Com sua Bula Pontifícia In coena Domini reafirmou a legitimidade e a supremacia da Igreja Católica e da Cabeça Visível do Corpo Místico, o Santo Padre. Sobre seu pontificado, fez a reforma do Missal e do Breviário, editou o Catecismo Romano. Ordenou a residência compulsória para os clérigos, ou seja, muitos eram nomeados em uma cidade, mas moravam em outra. Ordenou a obrigatoriedade dos bispos fazerem a visita pastoral nas paróquias. Reafirmou a obrigatoriedade do celibato. Instituiu o "Index Librorum Prohibitorum", proibia a publicação na Igreja, material não relacionados na evangelização.

Com a bula "Quo Primum Tempore" instituiu a Missa Tridentina, que consistiu no estabelecimento do texto oficial da Missa e do Ofício Divino em uso mais que milenar na Igreja Católica Romana, com a finalidade de impedir abusos e deturpações no culto sagrado, sobre a ameaça de não se tornarem um culto parecido com a heresia protestantes. Mandou que Daniele, discípulo de Miguel Ângelo, cobrisse com roupas a nudez pintada no teto da Capela Sistina.

Proclamou uma cruzada contra os turcos que queriam invadir a Europa, fazendo a formação de uma Liga Católica. A Armada católica destruíram as pretensões dos invasores na batalha de Lepanto, em 7 de outubro de 1571. O Papa Pio V, instituiu a festa de Nossa Senhora da Vitória.

Muito simples não alterou o mobiliário. Tomava suas refeições sozinho e em silêncio. Foi São Pio V, que adotou o hábito branco para os Papas. Foi o último Papa a excomungar um rei, no caso a rainha Elizabeth I.

Morreu em 01 de maio de 1572, com 68 anos, em Roma, Itália. Seu túmulo esta na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Sua festa litúrgica é no dia 30 ade abril. Foi Beatificado pelo Papa Clemente X, em 27 de abril de 1672. foi Canonizado pelo Papa Clemente XI, em 22 de maio de 1712. Se hoje a Santa Missa celebrada em um pais, é igual a celebrada em outro, no mesmo dia, isto se deve ao Papa São Pio V, que unificou a liturgia. Seu sucessor foi o Papa Gregório XIII.

São Pio V, Papa, rogai por nós !