Santa Cândida, virgem e mártir

20 de setembro - Santa Cândida, virgem e mártir

Santa Cândida consta no calendário da igreja de Córdoba, documentos antigos da Galícia, cidades da Espanha. Mas foi o povo de Nápoles, Itália, que narrou sua história.

Quando o Apostolo São Pedro, seguindo para Roma passou por Nápoles, encontrou no caminho a Santa Cândida, criança, doente. São Pedro lhe perguntou se conhecia Jesus Cristo. Como disse que não, São Pedro, não perdeu tempo, logo lhe falou da Boa-Nova, do Evangelhos. Lhe curou de suas enfermidades, esta imediatamente , se converteu a Cristo. A menina, chegou em casa contente, pela cura, e pela alegria de ter conhecido sobre Jesus.

Seu tio que a criava, Aspreno, ficou intrigado, e confuso. Saiu a procura de São Pedro, que ao conversar com ele, lhe converteu. Aspreno, convidou-o para ficar uns dias em sua casa, e ele foi. O Apóstolo, catequizou os dois, em seguida os batizou. E fazendo a celebração da Santa Missa, deu-lhes a Eucaristia, com Jesus lhe ensinara. Este local ficou conhecido como "Ara Petri", que significa Altar de Pedro. Ao partir São Pedro deixou Aspreno, responsável pela evangelização em Nápoles, bispo de Nápoles. E pediu a menina Cândida para continuar a divulgar Jesus Cristo.

Ali onde São Pedro, celebrou, se tornou o lugar preferido de Santa Cândida, ali ela vivia em oração e penitência. Também pregava, catequizava e convertia muitos pagãos. Em pouco anos já era grande o número de Cristãos.

O imperador romano, ordenou uma perseguição contra a Igreja, os convertidos começaram a fugir ou esconder-se. O Bispo Aspreno, embarcou Santa Cândida e alguns cristãos, com destino a Cartago, norte da África, na esperança, que estes se salvassem. Mas foram alcançados, preços e torturados. Santa Cândida, foi levada a julgamento, mas não renunciou a Cristo, então foi condenada a morte.

Tem registro, que Santa Cândida virgem e mártir, morreu no, Anfiteatro dos martírios de Cartago, no dia 20 de setembro. Suas relíquias, foram encontradas nas Catacumbas de Priscila, com o tempo foram transferidas para a Igreja Santa Maria dos Milagres, em Roma.

Pesquisas arqueológicas feitas na cidade de Nápoles, muitos séculos atras, encontraram o local "Ara Petri" (Altar de Pedro), um antigo cemitério de cristãos. O fato reforçou a história de Santa Cândida, eleita pelos fieis, como, padroeira das famílias e dos doentes.

Santa Cândida, rogai por nós !