Dia 24 de agosto - São Bartolomeu.

Bartolomeu, foi um dos 12 Apóstolos de Jesus. Nasceu em Caná, na Galileia, que fica a 14 Km de Nazaré. Filho do agricultor Tholmai. Natanael (Bartolomeu), era amigo do Apóstolo Filipe, foi este que lhe apresentou Jesus.

No evangelho e São João 1, 45-51, assim é narrado "Filipe encontrou Natanael e lhe disse: Encontramos aquele de quem escreveram Moisés, na Lei e os profetas: Jesus, filho de José, de Nazaré". Perguntou-lhe Natanael: "De Nazaré pode sair algo de bom?" Filipe lhe disse: "Vem e vê". Jesus viu Natanael vindo até Ele e disse a seu respeito: "Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fraude". Natanael lhe disse: "De onde me conheces?". Respondeu-lhe Jesus: "Ante de Filipe lhe chamasse, Eu te vi quando estavas sobre a figueira". Então Natanael exclamou: "Rabi, tu és o Filho de Deus , tu és o Rei de Israel". Jesus lhe respondeu: "Crês, só porque te disse: Eu te vi sobre a figueira? Verás coisas maiores que essas". E lhe disse Jesus: "Em verdade, em verdade, vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".

No evangelho de João (2, 1-11), Jesus transforma a água em vinho nas Bodas de Caná da Galileia, Natanael estava presente e viu o milagre, também foi ali que ele conheceu Nossa Senhora.

Na escolha dos 12 Apóstolos, Jesus chama Natanael de Bartolomeu, pois ele era "filho de Thomai", no aramaico "Bar Talmáy", chegando a nossa pronuncia "Bartolomeu".

São Bartolomeu acompanhou Jesus, nos três anos de sua vida pública. Imagine, tudo que conhecemos de Jesus, através dos Evangelhos, São Bartolomeu presenciou, convivendo com Jesus. E mais esteve presente, no nascimento da Igreja, juntamente com os outros Apóstolos e Nossa Senhora no dia de Pentecostes, quando o Espirito Santo veio sobre eles.

Após o dia de Pentecoste, os Apóstolos saíram pregando para todos aos cantos da terra, a Boa-Nova, pregava o Jesus ressuscitado. São Bartolomeu foi anunciar o Reino de Deus na região da índia, Armênia Menor e Mesopotâmia. Onde hoje é a Europa Oriental. Lá, converteu a muitos, mesmo com a dificuldade do idioma e cultura local. Mas na Armênia, converteu o rei Polímio, e a esposa, e mais doze cidades. Os sacerdotes pagãos, influenciaram Astiages, irmão do rei , e conseguiram um ordem para matar aquele que anunciava Cristo.

São Bartolomeu, foi martirizado, primeiramente o esfolaram vivo, como não morreu de imediato, em seguida foi decapitado. Era o dia 24 de agosto do ano 51. Uma pintura na Capela de Sistina, relata este fato, São Bartolomeu é pintando segurando a própria pele na mão esquerda e na direita, uma adaga, tipo de faca, com que tiraram a pele do Santo. Séculos depois, as relíquias de São Bartolomeu foram transportadas para Roma e estão em uma igreja dedicada a ele.

São Bartolomeu, rogai por nós !