Liturgia - 19/03/2024 - Terça-feira - Cor Branco - Solenidade - Missa Própria.

Trigésimo quinto dia da Quaresma.

Santo do dia - São José - Patrono da Igreja.

Solenidade - São José, Esposo de Nossa Senhora, Pai Adotivo de Jesus.

Proibido a Missa de defunto, exeto Exéquias.


A Palavra de Deus alimenta nossa Fé.

   Em Jesus, o Amor está Edificado para sempre!


   Hoje, a Igreja Celebra São José, pai Adotivo de Jesus.  E neste sentido a Liturgia é todas voltada a presença de São José. 


   Depois de fixar sua casa em Jerusalém,  o rei Davi quis, fazer uma Casa para a Arca de Deus que continha as Tábuas com os Dez Mandamentos.  Porém, o Senhor manda o Profeta Natã dizer ao rei Davi que: Eu que te farei uma Casa, farei permanecer sua linha após ti, estabelecerei para sempre o seu trono….


   José esposo de Maria, Mãe de Jesus é descendente do rei Davi. Em Jose, Jesus Nasceu na casa do rei Davi, cumprindo assim a Profecia de Natã. 


   Com o Salmo podemos dizer: Sua descendência será perpétua, e seu Trono permanecerá Eternamente.


   A Segunda Leitura, nos diz que, Todos  pela Fé, somos Herdeiros desta Descendência de Davi, de José que É Eternizada em Jesus.


   Não basta dizer que temos Fé,  mas temos que nos Converter dos nossos pecados. Sermos, Obedientes e Fiéis a Deus.


   Hoje a Liturgia nos propõe, duas leituras do Evangelho: de São Mateus 1: 16. 18-21. 24a. - Ou São Lucas 2: 41-51a.


   No Evangelho, de São Mateus, vemos a Genealogia de Jesus; como José, ao saber que Maria está grávida, e não querendo denunciá-La resolveu deixá-La em segredo, porém, o Anjo do senhor através de um sonho disse a Jose: José,  filho de Davi, não temas receber Maria , tua Mulher, pois, o que Nela foi Gerado vem do Espírito Santo… José, ao despertar do sono, agiu conforme o Anjo do Senhor lhe ordenará e recebeu sua Mulher.


   O Evangelho de São Lucas, nos conta que; voltando da Festa da Páscoa, de Jerusalém para Nazaré,  Maria e José, percebeu que o Menino Jesus não estava a caravana e voltaram a Jerusalém para procura-Lo, depois de três dia O encontrou no Templo… Jesus desceu com eles para Nazaré e era-lhes Submisso. 


   Particularmente, Amo esta passagem e aproveito quando contemplo essa passagem, no Santo Terço, para pedir a Virgem Maria e a São José, que ajudem Todas as pessoas que se perderam de Jesus a encontrá-Lo. Não existem outras pessoas que possam nos ajudar a encontrar, a reencontrar, a Converter de vida, que não sejam Maria Mãe de Jesus e São José o Amado pai Adotivo de Jesus. 


   Diga, para que Nossa Senhora e São José, que nos ajude a procurar e encontrar Jesus.



   Vinde Espírito Santo, ajudar a TODOS a termos Verdadeira Devoção a São José, pai Adotivo de Jesus, Patrono das famílias e da Igreja.

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. 


   Te agradecemos Senhor, pela Sagrada Família em especial pela Vida de São José Protetor de Jesus, de Maria e pela nossa Salvação.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


São José, rogai por nós! 

São José, rogai pela Igreja!

São José, rogai por nossas famílias, parentes e amigos! Amém!


Antífona de Entrada - São Lucas 12: 42.

   O Dono, porá, a frente de Seu pessoal um servo fiel e prudente.


Oração da Coleta.

   Deus Todos Poderoso, que na aurora dos novos tempos, confiaste a São José a guarda dos Mistérios da Salvação do homem, concedei a Vossa Igreja, por sua intercessão, a graça dos os conservar fielmente e de os realizar até à sua plenitude.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - II Samuel 7: 4-5a. 12-14a. 16.

  Leitura do segundo Livro de Samuel.


   Nessa noite Natã recebeu esta Palavra do Senhor: "Vai dizer a Meu servo Davi: 'Assim diz o Senhor': Quando chegares a fim de tua vida e desceres com teus antepassados, estabelecerei depois de ti uma descendência tua, nascida das tuas entranhas, e consolidarei o teu reino. Ele edificará um Templo em Minha Honra, e consolidarei o Seu Trono para sempre. Eu serei para Ele um Pai e Ele será para Mim um Filho.

   Tua Casa e Teu Reino durarão para sempre em Minha Presença; Teu Trono permanecerá para sempre.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 88 (89): 2-3. 4-5. 27 e 29. ( R 37).

"Sua linhagem será perpétua e Seu Trono como sol em Minha presença." (Resposta).


Cantarei eternamente a Lealdade do Senhor,

anunciarei de geração em geração Tua Fidelidade.

Eu afirmo: Tua Lealdade é construída nos Céus,

Neles está firme Tua Lealdade. (R.).


Selei uma Aliança com Meu Escolhido,

jurando a Meu servo Davi:

Fundarei para ti uma linhagem perpétua

e te construirei u  trono para todas as épocas. (R>)>


Ele Me invocará: Tu És Meus Pai,

Meu Deus, Minha Rocha de Salvação.

Vou manter lealdade Eterna para com Ele,

e Minha Aliança com Ele será estável. (R)>


Segunda Leitura - Romanos 4: 13. 16-18. 22.

   Leitura do Carta de São Paulo aos Romanos.


   Não foi Pela Lei que prometera a Abraão ou à sua linhagem herdar o mundo, mas pelo Mérito da Fé.

   Por isso, há de basear-se na Fé como dom. Assim a promessa será válida para toda a linhagem, não somente para os súditos da Lei, mas também para os que Creem como Abraão, que é pai de todos nós. Como esta escrito: Farei de ti pai de muitas nações; a juízo de Deus, de quem se fiou, que dá a vida aos mortos e chama à existência o que não existe. Esperou fiando-se contra toda esperança, e assim se converteu em pai de muitos povos, segundo o que foi dito: Assim será tua descendência.

   Por isso lhe anotou como crédito.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aclamação do Evangelho - Salmo 83 (84): 5.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

   Felizes os que habitam em Tua Casa sempre Te Louvando.


Evangelho - São Lucas 2: 41-51a.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

  Glória a Vós Senhor.


   Por ocasião da Festa da Pascoa, os Pais de Jesus iam a Jerusalém todos os anos. Quando Jesus Completou doze anos, subiram a Festa segundo o costume. Ao terminar a Festa, quando Eles voltavam, o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que Seus Pais o soubessem. Pensando que Jesus estivesse na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procura-Lo entre parentes e conhecidos. Não O encontrando, voltaram a Jerusalém è procura de Jesus. Após três dias, O encontraram no Templo, sentado em meio aos Doutores, escutando-os e fazendo-lhes perguntas. E todos os que O ouviam estavam admirados com Sua inteligência e Sua resposta. Ao Vê-Lo, ficaram desconsertados, e Sua Mãe Lhe disse: "Filho, por que nos fizeste isto? Vê Teu pai e Eu te procurávamos angustiados."

   Jesus respondeu: "Por que Me procuravas ? Não sabeis que Eu tenho de estar na Casa de Meu Pai? Eles não entenderam o que Jesus lhes disse. Jesus, desceu com Seus Pais a Nazaré e continuou sobre Suas Obediências.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Concedei-nos, Senhor, a graça de servir o Vosso altar de coração puro, imitando a dedicação e fidelidade com que São José serviu ao Vosso Filho Unigênito, Nascido da Virgem Maria.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - São Mateus 25: 21.

   Servo fiel e cumpridor, foste confiável no pouco, eu te ponho à frente do importante.


Oração depois da Comunhão.

   Senhor, que, na Solenidade de São José, alimentas-Te a Vossa família à mesa deste Altar, defendei-a sempre com a Vossa Proteção e velai pelos Dons que vos concedeste.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.