Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos - 20 de junho.

Conhecendo a História:

Quando, Santo Eusébio, ficou exilado na Palestina, lá encontrou um quadro de Nossa Senhora da Consolata (Consoladora). Quando saiu do exílio, trouxe o quadro e o deu de presente ao Bispo São Máximo, de Turim, Itália. O Bispo muito devoto a Nossa Senhora Consoladora, fez um altar na Igreja de Santo André, e lá colocou o quadro, para que fosse venerado pelos fieis. Muitos milagres aconteceram, lá, pela intercessão de Nossa Senhora Consoladora. O Bispo a chamou de Nossa Senhora Consoladora, por trazer O Menino Jesus no colo, a verdadeira e única consolação. Ali ficou o quadro por 400 anos.

Em 820, os hereges iconoclastas (destruidores de imagens), invadiram Turim e destruíram tudo que encontrassem com referência a Fé Católica. Os religiosos, porem, esconderam o quadro nas catacumbas da Igreja de Turim. Lá ficou por 100 anos.

Em 1014, o Marquês italiano Arduino, quando muito doente, rezando, teve a visão de Nossa Senhora, que lhe pedia para construir uma Igreja nas ruínas da antiga Igreja de Turim. Após esta visão ficou curado. Então, começou a construção de Igreja. Nas escavações das ruínas da antiga igreja, encontraram o quadro de Nossa Senhora Consoladora, o mesmo, que Santo Eusébio trouxera da Palestina. Para surpresa do Marquês Arduino, era a imagem da Nossa Senhora que lhe havia aparecido.

Em 1114, uma nova guerra e a Igreja onde estava o quadro de Nossa Senhora Consoladora, ficou entre os entulhos. Pensava-se que o quadro tinha sido destruído.

Mas, Nossa Senhora Consoladora, apareceu em sonho, para o cego, John Ravais, na França. Ela lhe pediu para ir a Turim, Itália, procurar nos escombros da Igreja o quadro com a Sua Imagem. Nossa Senhora lhe pediu para ele construir uma nova Igreja, e lhe disse que ele seria curado.

John, foi para Turim, contou ao Bispo seu sonho, e este lhe deu todo apoio necessário. Quando, nas escavações encontraram o quadro e John (o cego), ao chegar perto da Imagem de Nossa Senhora Consoladora (Consolata), na mesma hora passou a enxergar. Fui uma grande emoção para todos.

Assim, a população de Turim passou a venerar Nossa Senhora da Consolata, como padroeira da cidade. A devoção se espalhou por toda a Itália, e hoje pessoas do todas as partes do mundo, vão a Turim, Itália, em peregrinação para rezar diante do quadro de Nossa Senhora Consoladora.

Sua festa é em 20 de junho, em Turim, Itália. Também é comemorada em outras datas em cidades brasileira.

Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos , rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede Nossa proteção!