São Raimundo Nonato

31 de agosto - São Raimundo Nonato

Nasceu, em 1200, em Portell, Catalunha, Espanha. Seus Pais eram nobres com condições financeiras razoável. No seu nascimento sua mãe morrer durante o parto, antes de Raimundo nascer. Cortaram então a barriga de sua mãe, para retirarem o menino. Por isto o nome Nonato, do latim Non natus (não nascido), Pois, Raimundo foi tirado da barriga da mãe já morta.

Muito inteligente, terminou os estudos primários sem dificuldades. Ainda quando menino, pastoreava o gado. Visitava com frequência a Ermida de São Nicolau, muito devoto de Nossa Senhora passava lá horas venerando a imagem Dela. Quando se esquecia do tempo diante a imagem, o gado se recolhia para o curral, como se um Anjo o tivesse conduzindo. Quando adolescente, seu pai percebendo que ele já demonstrava uma vocação para a vida religiosa, deu-lhe um pedaço de terra para cuidar, achando que faria ele ter gosto pelos negócios, e esquecesse a vida religiosa. Mas aconteceu o contrário, cuidando da fazenda, em contato com a natureza, e aproveitando o silêncio, para meditação, passava seu tempo livre, rezando. Isto fez com que resolvesse entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês.

Em 1224, consegue a autorização de seu pai e entra para a Ordem, recebendo o hábito religioso de São Pedro Nolasco, fundador da Ordem de Nossa Senhora das Mercês. Tempo de pois é ordenado sacerdote. Foi enviado em missão para Argélia, norte da África. Um dos objetivos resgatar cristãos da mãos dos muçulmanos. Conseguiu de imediato libertar 50 cristão, que tinham sido feitos escravos.

Na tentativa de libertar outros cristão, Padre Raimundo Nonato, se oferece para ficar como refém. Foi preso, ficando recebendo torturas e humilhações. Mesmo assim não parou de evangelizar, levando conforto aos cristãos presos, para reanima-los, na fé. Vendo a fé do padre Raimundo Nonato, os cristãos permaneceram firma, alguns muçulmanos eram convertidos ao cristianismo. As autoridades muçulmanas ficaram furiosas. Mandaram que furassem a boca de São Raimundo Nonato e colocassem um cadeado, para evitar que ele falasse de Jesus Cristo. Mas mesmo no silêncio, com cadeado na boca, o testemunho de Fé do Santo Raimundo Nonato, sua paz, suas orações tranquilas, acabaram convertendo muito mais pessoas ainda.

São Raimundo Nonato, já estava preso há dois anos, quando colocaram o cadeado em sua boca, ficando com o cadeado na boca por 8 meses. Com isto tudo se debilitou muitos, assim com a saúde abalada foi libertado. Voltou para Catalunha, chegando lá em 1239. Assim que chegou o Papa Gregório IX, nomeou-o cardeal e o chamou para ser conselheiro em Roma.

São Raimundo Nonato estava se recuperando da saúde, para ir para Roma. Se sentindo um pouco mais forte, no ano seguinte seguiu em viagem para Roma. Mas quando estava em Cardona, perto de Barcelona, começou a ter uma forte febre e veio a falecer.

Morreu, em o dia 31 de agosto de 1240, com 40 anos. Foi sepultado em Cardona. Seu túmulo imediatamente se tornou um lugar de peregrinações, para cristãos de toda parte. Sua santidade, sua coragem, seu amor por Cristo e pelos cristãos, o tornaram reconhecido por todos os fiéis. No local de seu túmulo, foi construída uma Igreja, que guarda seus restos mortais até hoje. São Raimundo Nonato e cultuado no mundo todo. Em 1681 ele foi canonizado. É padroeiro dos nascituros (bebês no ventre da mãe), padroeiro das gestantes na hora do parto, das parteiras e dos Obstetras.

São Raimundo Nonato, Rogai pela crianças no ventre da mãe para não serem vitimas de aborto.

São Raimundo Nonato, rogai por nós !