São João Eudes

19 de agosto - São João Eudes

Nasceu em 14 de novembro de 1601, em Ri, França. Filho de Isaac e Marta. Foi o primogênito de 7 filhos. Estudou no Colégio Real de Dumont, dos Jesuítas, em Caen. Na hora do recreio, ia à Capela rezar, ao envies de ir brincar. Consagrou-se à Virgem Maria, ainda na adolescência, pois, já pensava desde então se tornar padre. Quando terminou os estudos preliminares. Pediu permissão aos seus pais para ir para o seminário.

Em 1623, com 22 anos, vai para o seminário em Paris, entra na Congregação do Oratório. Em apenas 2 anos se torna Padre, por já ter parte dos estudos. Ficou como padre pregando, na região de Ile de França, Bretanha, Bolonha e Normandia.

Em 1627, a u surto de epidemia da paste negra, na região onde nasceu, foi para lá, cuidou de seus familiares sem receio nenhum, mas também visitou várias outras pessoas atingidas pela peste na região, principalmente lugares de difícil acesso, que ninguém ia. Levava alem do conforto do tratamento, o da palavra de Deus. Não teve medo de contrair a doença. Brincando dizia: "A peste tem medo de minha pele". Dormia pelo lado de fora da Congregação, em um paiol, pois muitos tinham medo de contrair a doença.

Em 1643, sai da Congregação do Oratório e funda a Congregação de Jesus e Maria, para a formação espiritual e doutrinal, aos padres e seminaristas. Tinha a ajuda dos Padre de Caen. Começaram a divulgar a devoção aos Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.

Pouco tempo depois, fundou uma Ordem Religiosa Feminina, a Ordem de Nossa Senhora da Caridade, cujo objetivo era acolher crianças abandonadas e moças que não tinham como sobreviver e evitar que entrassem para a prostituição. Mas tarde, no século XIX, pro intermédio de Santa Maria Eufrásia Pelletier, esta Ordem Religiosa, passou a ser chamada Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, conhecidas popularmente como "Irmãs do Bom Pastor".

Fundou também uma associação para leigos, para aprofundar a doutrina da Fé Cristã. Foram mais de 110 associações de leigos em toda a França, que juntamente com os missionários das Congregações, ajudaram a resistir a revolução francesa, que atacava a religião católica na época, tentando destruí-la.

São João Eudes, foi o primeiro a celebrar uma Santa Missa, da festa do Imaculado Coração de Maria, em 1648, e a festa do Sagrado Coração de Jesus, em 1672, após estas festas terem sido aprovadas pela Igreja, que hoje fazem parte do calendário Litúrgico.

Morreu em 19 de agosto de 1680, em Cae, França. Foi beatificado pelo Papa Pio X, em 25 de abril de 1909, em Roma. O Papa Pio X, o declarou Pai, Doutor e Apostolo do Sagrado Coração de Jesus. Foi canonizado pelo Papa Pio XII, em 31 de maio de 1925, em Roma.

São João Eudes, rogai por nós !