São Lourenço de Brindisi

21 de julho - São Lourenço de Brindisi


Nasceu em 22 de julho de 1559, em Brindisi na Itália. Nome de Batismos Júlio César Russo. Filho de Guglielmo e Elisabetta, eram comerciantes. Aos 6 anos, Júlio César (São Lourenço), conseguia memorizar páginas de um livro e depois as declamava em público. Ficou órfão de pai muito cedo.

Aos 14 anos, entro para a Ordem Franciscana de sua cidade, mas fugiu, quando a cidade estava ameaçada de um ataque Turco. São Lourenço e sua mãe foram para Veneza.

Em 17 de fevereiro de 1575, tornou-se Frade Capuchinho em Verona. Em seus estudo na Universidade de Pádua aprendeu a falar os idiomas: latim, espanhol, italiano, francês, alemão, siríaco e o hebraico.

Em 1583, foi ordenado sacerdote. Em suas pregações, sua preocupação principal era a luta contra o protestantismo e contra os turcos. Sempre dizia: "Deus me chamou para ser Franciscano, para que pudesse trabalhar pela conversão dos pecadores e dos hereges".

Pregou na Itália, Hungria, Boêmia, Bélgica, Suíça, Alemanha, França, Espanha e Portugal. Tinha o apoio dos jesuítas. Por onde passou plantou a semente de novos conventos franciscanos.

Em 1599, foi para à Áustria, onde fundou conventos em, Viena, Graz e Praga, sua pregações convertiam tanto a população, que os protestantes pediram ao imperador Rodolfo II, da Germânia, que os expulsasse.

São Lourenço deixou uma obra de 15 volumes, sendo que seus sermões, são 11 volumes desta obra. Destaca-se nelas a modo com que fala de Nossa Senhora. Por ordem do Papa Clemente VIII, pregou por três anos aos judeus de Roma. Tinha a missão de ensinar os religiosos de sua ordem, pelo seu conhecimento do hebraico, do aramaico e caldeu.

Papa Clemente VIII, enviou São Lourenço ao imperador Rodolfo II, dizendo: "te asseguro que ele sozinho vale mais que um exército". De fato, São Lourenço tornou-se o braço direito do príncipe Felipe Manoel de Lorena, com a ajuda de São Lourenço liderando os soldados, obteve uma grande vitória contra os 80.000 turcos, que queriam conquistar a Áustria, com isso, tomar a Itália e o resto da Europa. São Lourenço escreveu sobre a luta, tentando tirar seus méritos, mas, os capitães e soldados e apontaram como o responsável pela vitória. Claro que ele colocou em prática todo seu conhecimentos, com estratégicas e tudo mais, mostrando-se um grande Capelão Militar. Mas, São Lourenço, não pegou em espada, ia apenas segurando um Crucifixo na mão.

São Lourenço foi ministro da Ordem de 1602 à 1605. Recusava as honrarias com naturalidade e era fiel ao costume de dormir em tábuas duras, de levantar-se à noite para recitar salmos, de jejuar com frequentemente à base de pão e verdura, tinha um rigor em sua disciplina, meditava com frequência sobre os sofrimentos de Cristo.

São Lourenço, morreu em 22 de julho de 1619, durante sua segunda viagem à Península Ibérica, na cidade de Lisboa, Portugal.

Foi beatificado em 1783 pelo papa Pio VI. Foi canonizado em 1881, pelo Papa Leão XIII. Foi declarado Doutor da igreja pelo Papa João XXIII, em 19 de março de 1959. O dia da sua festa, é 21 de julho, um dia antes do aniversário de nascimento e também de morte. Padroeiro dos que sofrem pelas guerras, e também de Brindisi.

São Lourenço, rogai por nós