Liturgia diária - 09 de novembro - Quinta-feira da semana XXXI - Cor branco - Ofício de Festa - Missa Própria - Proibido a Missa de defuntos, exeto exéquias.

Festa -  Dedicação da Basílica de Latrão.


  A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Festa da Igreja Mãe de todas as Igreja Católicas.


   A Igreja Católica Apostólica Romana, É este Templo que Ezequiel fala, Ela está presente no mundo todo, está de portas aberta para que todos, como filhos pródigo, se votam a Ela. Que o próprio Jesus Cristo a construiu e com a igreja Católica devemos ser santos.


 Como o Salmo nos diz da Igreja Católica: "Um rio com seus canais alegra a cidade de Deus, Santuário da Morada do Altíssimo."


   II Leitura, São Paulo, nos diz que somos construções de Deus. Deus deu a São Paulo, e também a Todos os Apóstolos, ensinamentos para nós termos um alicerce, desta construção, que cada um de nós estejamos alicerçados, neste ensinamentos. Que é de Jesus Cristo. Ninguém pode ensinar diferente.

   Nós, somos Templo de Deus, e o Espírito Santo habita em nós. Se alguém pensa em nos destruir, Deus o destruirá primeiro. Pois se somos Templo de Deus, somos sagrados, como Deus o É.


   No Evangelho - Jesus expulsa da igreja os que atrapalham o percurso das água santificadora que jorra do Templo, isto é, expulsam os que usam a Igreja para outros fins que não sejam para a conversão, ao Coração de Deus. 


   Hoje, celebramos a Festa da Primeira Igreja construída, considerada a Igreja Mãe. Com alegria comemoremos esta festa. Não com bolos e comes e bebes, mas nos Santificando para sermos dignos de estarmos participando da Igreja de Jesus.


    Te agradecemos Jesus, pelos Seus ensinamentos, pela Sua Igreja, pelos Apóstolos, e por todos que nós ajudam a irmos rumo ao Reino de Deus.

   Somos gratos a Ti Senhor pelo Vosso Imenso Amor por todos nós!


Antífona de Entrada - Apocalipse 21: 3.

   Eis a Morada de Deus entre os homens: habitará com eles; eles serão Seus povos, e o Próprio Deus estará com eles.


Oração da Coleta.

   Senhor nosso Deus, que Vos dignaste chamar de esposa a Vossa Igreja, fazei que o povo dedicado a Vosso serviço Vos adore, Vos ame e Vos siga fielmente e, guiado por Vós, alcance o Reino Prometido.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Ezequiel 47: 1-2. 8-9. 12.

   Leitura da Profecia de Ezequiel.


   O Anjos, fez-me voltar para a entrada do templo. Do saguão do templo manava água para a nascente - o templo era de frente para a nascente. A água ia descendo pelo lado direito do templo ao sul do altar. O Anjo fez-me sair pela porta ao norte e me levou por fora até a porta de entrada que ficava de frente para a nascente.

   Disse-me o Anjo: "Estas água correm para a região oriental, descerão até a estepe, desembarcarão no mar das água podre  e o sanearão. Todos os seres vivos que a povoam, terão vida aí onde desembocar a corrente, e haverá peixes em abundância. Ao desembarcarem aí estas águas, o mar ficará saneado, e haverá vida onde quer que chegue a corrente.

   À beira do rio, em suas duas margens, cresceram todo tipo de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão nem seus frutos acabarão; darão colheita nova a cada lua, porque são regadas por águas que manam do santuário; seu fruto será comestível e suas folhas medicinais.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 45 (46): 2-3. 5-6. 8-9. (R 5).

"Um rio com seus canais alegra a cidade de Deus, Santuário da Morada do Altíssimo." (Resposta).


Deus É para nós refúgio e fortaleza,

auxílio nas adversidades, sempre disponível.

Por isso não tememos, ainda que a terra trema

e os montes vacilem no alto-mar. (R.).


Um rio com seus canais alegra a cidade de Deus,

Santuário da Morada do Altíssimo.

Com Deus em seu meio, não vacila,

ao despontar a aurora, Deus lhe dá auxílio. (R.).


O Senhor dos Exércitos está convosco,

nossa fortaleza é o Deus de Jacó.

Vinde ver as obras do Senhor,

os espantos que provoca na terra. (R.).


Segunda Leitura - I Coríntios 3: 9c-11. 16-17.

   Leitura da Primeira Carta de São Paulo ao Coríntios.


   Vós sois construção de Deus, Segundo o dom que Deus me deu como arquiteto experiente coloquei o alicerce; outro continua construindo. Que cada qual veja como constrói. Ninguém pode por outro alicerce além do que já foi posto, que é Jesus Cristo.

   Não sabeis que sois Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o Templo de Deus, Deus o destruirá, porque o Templo de Deus, que sois vós, é sagrado.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aleluia - II Crônicas 7: 16.

   (Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

"Escolho e Consagro este Templo para que Nele esteja Meu Nome eternamente, Meu Coração e Meus Olhos estarão sempre Nele." (Refrão)


Evangelho - São João 2: 13-22.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São João.

   Glória a Vós Senhor.


   Com se aproximava a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no recinto do Templo os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas sentados. Fez um açoite  de cordas e expulsou do Templo ovelhas e bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as mesas; aos que vendiam pombas disse:

   "Tirai isso daqui, e não converteis em mercado a Casa de Meu Pai."

   Os Discípulos se recordaram daquele texto: 'O selo por tua casa me devora. Os  judeus lhe disseram: "Que sinal nos apresentas para agir desse modo?" Jesus lhes respondeu:

   "Derrubai Este Templo, e em três dias O reconstruirei.

   Os judeus replicaram: "A construção deste templo demorou querenta e seis anos, e Tu o reconstruirás em três dias?"

   Mas, Jesus se referia ao Templo do Seu Corpo. Quando Ressuscitou da morte, os discípulos recordaram que Jesus havia dito isso, e creram nas Escrituras e nas Palavras de Jesus.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de oferecimento.

   Recebei, Senhor, os dons que Vos oferecemos e concedei ao Vosso povo em oração a graça de ser santificado por estes Sacramentos e a alegria de ver atendida as suas súplicas.

   Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.


Antífona da comunhão -

   Também vós, como pedras vivas, entrais na construção de um templo espiritual e formai fiéis santos, que oferece sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus.


Oração depois da Comunhão -

   Senhor nosso Deus, que fizestes da Vossa Igreja na terra o sinal visível da Jerusalém Celeste, permiti que pela, participação neste Sacramento, nos tornemos Templo da Vossa Graça e entremos um dia na Vossa Morada Gloriosa.

   Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.