Liturgia - 04 de Setembro 2023 -  Segunda -feira da semana XXII - Cor verde - Ofício de Féria, Missa a escolha.

Santos do dia - Santa Rosária


A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

   "O Espírito do Senhor está sobre Mim!"


   I Leitura -  São Paulo fala aos Tessalonicenses, que estavam preocupados com a morte. E nós diz; se Jesus ressuscitou dos mortos, também todos que morrerem e estando seguindo os ensinamentos de Jesus, serão ressuscitados, e leram levados para o Reino dos Céus.

   Mas, lembremo-nos, que a morte vem quando se menos espera, e devemos sempre estar seguindo os ensinamentos de Jesus, para não sermos pegos de surpresas, como Jesus nos contou na parábola da Liturgia de quinta-feira, que ficaram de fora no última hora.


Como o Salmo nos diz: "Deus vai julgar o mundo com Justiça, e as nações com Sua Verdade".


   Evangelho - Iniciamos hoje a Leitura do Evangelho segundo São Lucas, será uma sequencia grande, alternando-se uma ou duas vezes na semana, com outros Evangelistas.

   No Evangelho de Hoje, Jesus, esta em Sua cidade natal, e ao pegar o "Livro do Profeta Isaías", cai na Leitura que diz, ""O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Ele Me ungiu para evangelizar ... e para proclamar um ano de Graça do Senhor." E continua; "Hoje se cumpriu aos vossos ouvidos essa passagem da Escritura".

   Os de Sua cidades, começaram a indagar; "Não é este o Filho de José?" ...

   Jesus Acrescenta: "Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria".

   Hoje não é diferente: muitos são excluídos de suas Paróquias, por querer uma evangelização correta.

    Mas, se Jesus pregasse como  queriam os de sua pátria, seguindo ensinamentos do mundo e não de Deus, todos os aceitariam.

   Não devemos esperar, reconhecimento, na Evangelização, principalmente em nossa cidade, muito menos se falarmos a verdade do Evangelho. Foi assim com Jesus e continua a ser assim com os profetas da atualidade, principalmente se falam a verdade segundo os ensinamentos de Jesus.


    Vinde Espírito Santo, iluminar, Bispos, Padre e leigos, para que evangelizem, segundo os ensinamentos de Jesus.

    Vinde Espirito Santo, nos ajudar a reconhecemos, os verdadeiros evangelizadores em nosso meio.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém


  Te agradecemos Senhor, por todos, que não deixam de falar a verdade, nos dando exemplo de fidelidade a Deus.

   Te agradecemos Jesus, por nos Ensinar, a bem vivermos os Mandamentos e Leis de Deus.

   Somos gratos a Ti Senhor pelo Vosso Imenso Amor para com todos. Amém!


 Antífona de Entrada - Salmo 85 (86): 3. 5.

   Tu És o meu Deus, tem piedade de mim, Senhor, pois é a Ti que eu invoco todo o dia!

   Tu És Bom e perdoas, Senhor, És cheio de amor com todos os que Te invocam.


Oração da Coleta -

 Deus todo poderoso, de quem procede todo o Dom Perfeito, infundi em nossos corações o amor do Vosso Nome e, estreitando a Vossa União conosco, dai vida ao que em nós é bom e protegei com solicitude esta vida nova.

  Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo. Por todos os séculos dos séculos. Amém.


Primeira Leitura - I Tessalonicense 4: 13-18.

   Leitura da Primeira Carda de São Paulo aos Tessalonicense.


   Irmãos, não queremos que ignoreis o que se refere aos mortos, para não ficardes tristes como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que morreram em Jesus, Deus há de levá-los em Sua companhia. Pois isto vos declaramos, segundo a Palavra do Senhor: que os vivos, os que ainda estivermos aqui para a Vinda do Senhor, não passaremos à frente dos que morreram. Quando o Senhor, ao sinal dado, á voz do Arcanjo e ao som da Trombeta Divina, descer do Céu, então os mortos em Cristo ressuscitaram primeiro; em seguida nós, os vivos que estivermos lá, seremos arrebatados com eles nas nuvens para o encontro dom o Senhor, nos ares. E assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.

Palavra do Senhor.

Graças a Deus.


Salmo 95 (96): 1 e 3. 4-5. 11-12. 13. (R. 13b.)

   "Deus vai julgar o mundo com Justiça, e as nações com Sua Verdade." (Resposta)


Cantai ao Senhor um cãntico novo!

Terra inteira, cantai ao Senhor!

Anunciai Sua Glória entre as nações,

pelos povos todos as Suas Maravilhas! (R.)


Pois o Senhor É Grande, e muito louvável,

mais terrível que todos os deuses!

Os deuses dos povos são todo vazios.

Foi Deus que fez os Céus! (R.)


Que o Céu se alegre! Que a terra exulte!

Estronde o mar, e o que ele contém!

Que o campo festeje, e o que nele existe!

As árvores da selva gritem de alegria. (R.)


Diante de Deus, pois ele vem,

pois Ele vem para julgar a terra:

Ele vai julgar o mundo com justiça,

e as nações com Sua Verdade. (R.)


Aleluia ! São Lucas 4: 18.

Refrão - Aleluia ! (Repete-se).

O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Ele Me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-Me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos. (Refrão).

Evangelho - São Lucas 4: 16-30..

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cisto + segundo São Lucas.

   Glória a Vós Senhor.


   Jesus foi a Nazaré, onde fora criado, e , segundo Seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-Se para fazer a Leitura. foi-Lhe entregue o Livro do Profeta Isaías; abrindo-o, encontrou o lugar onde está escrito:

   "O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Ele Me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-Me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de Graça do Senhor."

   Enrolou o Livro, entregou-O ao servente e sentou-se. Todos na sinagoga olhavam-No, atento. Então, Jesus, começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu aos vossos ouvidos essa passagem da Escritura". Todos testemunhavam a Seu respeito, e admiravam-se das Palavras cheias de Graça que saiam da boca de Jesus.

   E diziam: " Não é o filho de José?" Jesus, porém, disse: "Certamente ireis citar-Me o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum, faze-o também aqui em tua pátria". Em seguida, Jesus, acrescentou: "Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.

   De fato, Eu vos digo que havia em Israel muitas viúvas nos dias de Elias, quando por três anos e seis meses o céu permaneceu fechado e uma grande fome devastou toda a região. Elias, no entanto, não foi enviado a nenhuma delas, exeto a uma viúva, em Sarepta, na região de Sidônia. Havia igualmente muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu; todavia, nenhum deles foi purificado, a não ser o sírio Naamã".

   Diante dessas palavras, todos na sinagoga se enfureceram. E, levando-se, expulsaram, Jesus, para fora da cidade e o conduziram até o mais alto da colina sobre a qual a cidade estava construída, com a intenção de jogar Jesus de lá de cima. Jesus, porém, passando pelo meio deles, prosseguia Seu caminho


   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


   Oração de oferecimentos.

   Santificai, Senhor as ofertas que Vos apresentamos e realizai em nós, com o poder da Vossa Graça, a redenção que celebramos nestes mistérios.

   Por Cristo Nosso Senhor.


   Antífona da Comunhão - Salmo 30: 20.

   Senhor, como é grande a Tua Bondade!


Ou São Mateus 5: 9-10.

   Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

   Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.


   Oração depois da Comunhão.

  Senhor, que nos alimentaste com o Pão da mesa Celeste, fazei que esta fonte de amor, fortaleza os nossos corações e nos leve a servi-Vos em nossos irmãos.

   Por Cristo Nosso Senhor.