Liturgia - 15 de Setembro 2023 -  XXIII Sexta-feira  - Cor Branco - Ofício de Memória.

Santos do dia - Beato Antônio Maria Schawattz.


Nossa Senhora das Dores. Missa de Memória.


A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

   Nossa Senhora das Dores.


   Celebramos hoje Nossa Senhora das Dores e neste sentido a Liturgia de hoje é voltada a a dor da Virgem Maria ao ver o sofrimento e morte de Seu Filho Jesus. A Igreja nos propõe dois Evangelhos e ambos fala do sofrimento de Jesus e consequentemente o sofrimento de Nossa Senhora


   Na Carta aos Hebreus, vemos que, Jesus como Homem terreno, rezou a Deus Pai, com pedidos e súplicas e veemente, clamor e lágrimas, isto é, Jesus pediu muito ao Pai, que O salvasse da morte, porém, apesar de Ser Filho de Deus, Jesus aprendeu a obediência pelo sofrimento, e Jesus, foi elevado a perfeição tornando-Se para todos que Lhe obedecem, Princípio da Salvação Eterna.


Como o Salmo podemos dizer: Salva-me, Senhor, por Teu Amor!


 O Evangelho de São Lucas, nos mostra o justo Simeão, que esperava a consolação de Israel e impulsionado pelo Espírito Santo, foi ao Templo no momento em que Maria e José entraram o Menino Jesus para apresentá-Lo, Simeão tomou o Menino Jesus nos braços bendisse a Deus e depois abençoar a Sagrada Família e disse a Maria: "Eis que Este Menino Nasceu para derrubar e para erguer muitos em Israel (todas as nações) e como um sinal contradição – e a Ti, uma espada de dor transpassará Tua Alma!... .


   São João, no Evangelho, hoje, nos conta a passagem em que Jesus já crucificado e perto Dele está Sua Mãe junto com outras mulheres e o Discípulo que Jesus, O amava, e disse a Sua Mãe: Mulher eis aí teu filho! Depois disse ao Discípulo: Eis aí Tua mãe! E a partir daquela hora, o Discípulo a recebeu em sua casa.


   O Discípulo que muito amava Jesus, e a quem Jesus muito amava, recebeu a Virgem Mãe Dolorosa em sua casa.

   Também nós, que amamos Jesus devemos receber, Esta, que mesmo sabendo por Simão, do Sofrimento e das Dores que sofreria, não recuou no Sim, que dera a Deus, aos Planos de Salvação a nosso respeito.


   Rezemos juntos: Ó Doce, Adorável, Imaculado e Dolorosíssimos Coração de Maria, a exemplo do Discípulo amado de Jesus, nós Te recebemos hoje em nosso Lar, vinde Mãe e Mestra como em Caná, nos ajudar todos os dias de nossa vida a fazer sempre o que Jesus quer que façamos, vinde nos ajudar a, Seu Exemplo, superar as dores e os sofrimentos diários e a confiar na Divina e Sempre Misericórdia de Deus! Amém!


Antífona de entrada - São Lucas 2: 34-35.

   Simeão abençoou o Menino e disse a Maria, Sua Mãe: "Eis que este Menino foi colocado para a queda e para o soerguimento de muitos em Israel, e como um sinal de contradição - e a Ti, uma espada transpassará a Tua Alma - para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações".


Oração da Coleta.

   Senhor nosso Deus, que, na Vossa admirável providência, quiseste que, junto do Vosso Filho, elevado sobre a Cruz, estivesse Sua Mãe, participando nos Seus sofrimentos, concedei a Vossa Igreja que, associada com Maria à Paixão de Cristo, mereçamos tomar parte na Sua ressurreição.

   Ele que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Hebreus 5: 7-9.

   Leitura da Carta aos Hebreus.


   Jesus, nos dias de Sua Vida terrestre, apresentou pedidos e suplicas, com veemente clamor e lágrimas, Àquele que O podia salvar da Morte; e foi atendido por causa de Sua submissão. Embora fosse Filho, aprendeu, com tudo, a obediência pelo sofrimento; e, levado à perfeição, se tornou para todos os que Lhe obedecem Princípio da Salvação Eterna.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo: 30 (31): 2-3ab. 3cd-4. 5-6. 15-16ab. 20. (R. 17b.).

   "Salva-me, Senhor, por Teu Amor!" - Resposta.


Senhor, eu me abrigo em Ti:

Que eu nunca fique envergonhado!

Salva-me por Tua Justiça! Liberta-me!

Inclina de pressa Teu ouvido para mim! (R.)


Sê para mim um forte rochedo!

Pois meu Rochedo e Muralha és Tu:

Guia-me por Teu Nome, conduza-me! (R.)


Tira-me da rede estendida contra mim,

Pois Tu És a minha força;

Em Tuas mãos eu entrego o Meu Espírito;

És Tu que Me resgata, Senhor. (R.)


Quanto a mim, Senhor, eu confio em Ti,

E digo: Tu És o meu Deus!

Meus tempos estão em Tuas mãos,

Liberta-me das mãos dos meus inimigos e perseguidores! (R.)


Senhor, como É Grande a Tua Bondade!

Tu a reserva para os que temem a Ti

E as concede para os que em Ti se abrigam

Diante dos folhos de Adão. (R.)


Aleluia!

   (Refrão) Aleluia! (Repete-se)

   Bendita seja a Virgem Maria, que sem passar pela morte, mereceu a palma do martírio, aos pés da Cruz do Seu Filho Jesus. (Refrão).


(Há sugestão de dois Evangelhos, colocamos os dois.)


Evangelho - São João 19: 25-27.

   O Senhor esteja conosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de jesus Cristo + segundo São João.

   Glória a vós, Senhor.


   Perto da Cruz de jesus, permanecia em pé Sua mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, Mulher de Clopas, e Maria Madalena. Jesus então, vendo Sua Mãe e, perto Dela o discípulo a quem amava, disse à Sua Mãe: "Mulher, eis aí Teu filho!" Depois disse ao discípulos: "Eis aí a Tua Mãe". E a partir esta hora, o Discípulo A recebeu em sua casa.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Ou:


Evangelho -  São Lucas 2: 33-35.


   Seu pai e Sua Mãe estavam admirados, com o que diziam de Seu Filho. Simeão, abençoou-O e disse a Mãe: "Eis que Este Menino foi colocado para a queda e para o soerguimento de muitos em Israel, e como um sinal de contradição -  e a Ti, uma espada transpassará Tua Alma! - para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações".

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Aceitai, Deus de Misericórdia, para a Glória do Vosso Nome, as nossas orações e nossas ofertas, na Veneração da Virgem Santa Maria, a quem nós entregastes generosamente, como Mãe Piedosa, quando estava aos pés junto a Cruz de Jesus. Ele que Vive e Reina pelos séculos dos séculos. - Amém.


Antífona da Comunhão. I São Pedro 4: 13.

   Na medida em que participais dos sofrimentos de Cristo, alegrai-vos, para que também na revelação da Sua Glória possais ter uma alegria transbordante.


Oração depois da Comunhão.

   Alimentados com os Sacramentos da redenção eterna na celebração das Dores da Virgem Maria, ajudai-nos, Senhor, a completar em nós, em benefício da igreja, o que falta à Paixão de Cristo.

   Ele que Vive e Reina pelos séculos dos séculos. - Amém.