São Nicolau de Tolentino

10 de setembro - São Nicolau de Tolentino

Nasceu em 1245, Castelo de Santo Ângelo, Diocese de Fermo, Itália. Filho de Compagnonus e Guarutti e Amata de Guadiani, Seu pais eram idosos, foram visitar o Santuário de São Nicolau, em Bari na Itália, pediram a santo e suas preces foram atendidas, tiveram um filho, então colocaram o nome de Nicolau. Deste os 7 anos, já se preocupava em fazer orações e jejum. Aos 14 anos foi viver na comunidade dos Agostinianos do Castelo de Santo Ângelo, como oblato, isto é, sem fazer votos perpétuos, mas obedecendo às regras. Entrou para a Ordem dos Agostinhos em 1256 e foi ordenado sacerdote em 1269, em Cingoli.

Passou a peregrinar, pregando de cidades a cidades, tinha carisma e dons especiais. Um dia, teve a visão (ou sonho) de Anjos recitando "para cidade de Tolentino". Viu nisso um sinal, então em 1274, mudou-se para lá, ficando pelo resto de sua vida. Lá, alem da evangelização, se preocupava com os doentes e necessitados. Tinha uma fé muito grande e Jesus e na Virgem Maria. Era muito rigoroso consigo mesmo e desapagado aos bens terrenos. Chegava ao ponto de dormir de 3 a 4 horas por noite, o restante do tempo ficava em oração.

Seus confrades diziam, que ele comia, 4 dias da semana, somente pão e bebia água. Nos outros 3 dias não comia nada substancioso, como carne, ovo, laticínios e fruta. Era vegetariano. Certa vez lhe serviram uma ave assada, dizem que fez o sinal da cruz e a ave saiu voando pela janela.

Pregava todos os dias, suas pregações eram alegre e consoladoras na previdência divina. Seus sermões eram empolgantes. Às vezes, aconteciam uns milagre e cura durante suas pregações, e pedia para as pessoas não contarem a ninguém. Isto ajudava a mostras o poder de Deus. Com seu modo simples e humilde de viver e praticar a Fé, cheio de alegria em Cristo, com seus exemplos levava os fieis a seguir-lo, na fé e na caridade.

Tinha visões com imagens do Purgatório. Por isso fazia orações, jejuns de longas durações e penitências pelas almas do purgatório. Por isto São Nicolau é considerado, protetor das almas do purgatório.

Quando doente, teve a visão da Virgem Maria, Santo Agostinho e Santa Mônica, que lhe disseram, para ele comer certo tipo de pãozinho mergulhado em Água Benta. Comeu, ficou curado, então começou a curar outros dando-lhes este pãozinho e rezando uma oração à Virgem Maria. Os Pãezinhos passaram a se chamar, "Pães de São Nicolau", ainda hoje são distribuídos em seu Santuário.

Ressuscitou várias crianças, inclusive algumas que tinham morrido afogadas juntas. Certa vez, 9 pessoas em um barco em alto mar no meio da tempestade, pediram a intercessão de São Nicolau, ele simplesmente apareceu no céu, vestindo seu hábito preto, irradiando uma luz brilhante e segurando um lírio em sua mão esquerda, e com a sua mãe direita acalmou a tempestade. O barco chegou a salvo em seu destino.

Dizem que o demônio, estava com tanta raiva dele, que o bateu com uma vara. A vara foi mostrada em sua igreja por vários anos.

Morreu em 10 de setembro de 1305, em Tolentino, de causas naturais, com 69 anos. Foi enterrado na Capela que celebrava a Santa Missa. Que passou a ser um lugar de grande peregrinação, e muitos milagres ocorreram lá, por sua intercessão, e continuam a acontecer. Seu processo de canonização aconteceu 20 anos após sua morte, foram reconhecido pelo Vaticano, mais de 300 milagres, atribuídos a sua intercessão, neste processo. Foi canonizado em 5 de junho de 1446, pelo Papa Eugênio IV, no Vaticano, em Roma.

Seu corpo desenterrado 40 anos após sua morte, encontrava-se incorrupto, durante os exames, na ocasião, jorraram sangue de seus braços. Muitos anos depois, os ferimentos sangram de tempos em tempos. Isto fez o santo ser conhecido no mundo todo. Suas relíquias e seu corpo encontra-se na Basílica de São Nicolau, em Tolentino, na Itália.

São Nicolau de Tolentino, rogai por nós !