Nossa Senhora de Suyapa - 03 de fevereiro.

História de Nossa Senhora da Conceição de Suyapa.

Em 1747, num sábado de fevereiro, o simples jovem lavrador Alejandro Colindres, e Jorge Martinez um menino de 8 anos, acharam a imagem de Nossa Senhora da Conceição de Suyapa.

Assim aconteceu. Alejandro e o menino Jorge, seu irmãos, filhos de Izabel Colindres, trabalhavam na colheita de milho a semana toda longe de casa, no sábado normalmente paravam mais cedo, para retornarem para casa. Naquele sábado, porém, houve um imprevisto, e ele tiveram que para o serviço um pouco mais tarde. Quando estavam retornando, começou a escurecer, então decidiram dormir no caminho, num lugar chamado "Quebrada de Piligüim". Ao, deitarem, o jovem Alejandro sentiu que um objeto, que parecida uma pedra, incomodava suas costa. No escuro pegou o objeto e jogou longe. E retomou o sono. De repente volta a sentir o incômodo na costa. Ao pegar o objeto percebeu no escuro, que parecia ser igual o mesmo que havia jogado longe. Então resolveu guardar o objeto na sua mochila.

No dia seguinte, acordaram e seguiram viagem. O jovem nem se lembrou de olhar o que guardara. Ao chegarem em casa, sua mãe Isabel, foi desfazer as mochilas dos filhos, e pegar roupas para lavar. De repente ela se surpreende com uma belíssima imagem de Nossa Senhora da Conceição, talhada em cedro. A imagem tinha aproximadamente seis centímetro e trazia Nossa Senhora com a face morena, os traços indígenas, vestida num manto cor de rosa. Era o objeto que incomodara Alejandro. Devota de Nossa Senhora, imediatamente Isabel Colindres preparou um pequeno altar em sua casa para a imagem.

Tempos depois, José de Zelaya y Midense, capitão dos granadeiros, que sofria com cálculos renais, ouviu falar de Nossa Senhora de Suyapa. Pediu para ver a imagem de "La Morenita", modo carinhoso que chamavam Nossa Senhora de Suyapa. Isabel a mãe de Alejandro, levou a imagem até a casa do capitão, e ele pediu de joelhos a Nossa Senhora que o curasse. Em menos de três dias, José de Zelaya expeliu as pedras. Em gratidão, construiu uma Capela para Nossa Senhora de Suyapa.

A devoção aumentou e a pequena Capela construída em 1780, hoje é uma Basílica com 93 metros de comprimentos e torres de 43 metros de altura, tendo nas torres 42 sinos.

Em 1925, o Papa Pio XII proclamou Nossa Senhora de Suyapa, ou "La Morenita" como é conhecida, a padroeira de Honduras e escolheu o dia 03 de fevereiro para sua Festa.

Em 1983 o Papa João Paulo II, esteve em Honduras visitando o Santuário de Nossa Senhora de Suyapa.

Nossa Senhora de Suyapa, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede nossa salvação!