Liturgia - 20/03/2024 - Quarta-feira - Cor Roxo - Trigésimo sexto dia da Quaresma.

Santo do dia - São Martinho de Braga.


A Palavra de Deus alimenta nossa Fé.

   A Verdade Liberta!


   Vemos na Leitura do livro de Daniel, que, a Fidelidade e Obediência dos três amigos jogado na fornalha sete vezes mais quente que o normal, pelo péssimo rei Nabucodonosor, por não querem adorar seus deuses, fez com que o Senhor Deus fosse Reconhecido e Exaltado pelo malvado rei Nabucodonosor… Deus não desampara e não deixa aqueles que Lhes são Fiéis nas mãos dos pecadores.


   Vinde Espírito Santo iluminar, Fortalecer Todos os Batizados a não servirem o pecado, ao errado e as heresias dos "nabucodonosores" de nossa atualidade.


   Para com o Salmo podermos dizer: Bendito És Tu, Digno de Louvor e Exaltado para Sempre!


   No Evangelho, vemos Jesus  dando uma Lição no povo de sua atualidade, que cheios de arrogância, isto é, por ser povo escolhido por Deus se achavam conhecedores da Verdade e melhores que todos, mas, Jesus lhes disse, que, se eles fossem conhecedores da Verdade e descendentes de Abraão, não eram pecadores e não procuravam matá-Lo… E Jesus termina dizendo, aquele povo e a TODOS nós hoje que, Se Deus realmente É nosso Pai devemos Amar Jesus pois Ele Não veio por Si só mas, o Pai O Envio.


  Infelizmente, muitos hoje em dia, com erros próprios da nossa atualidade, se assemelham ao Nabucodonosor e ao povo da época de Jesus. Em suas posições favoráveis, se acham os melhores, buscam a unidade fora da Igreja de Jesus, mas, entre si, parecem viver num campo de batalha de lados opostos, Muito triste!

   Estes ainda, Não conhecem a Verdade, pois a Verdade Liberta de Todos os  pecados, inclusive de Não se esquecerem que, a Igreja É de Jesus. Mas estes pelo medo de perder o poder, estão pecando pelo orgulho…


   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados a abrirem seus corações a Verdade que É Jesus, a Crê Nele, vivendo no dia a dia Seus Ensinamentos: Obediência, Fidelidade à Deus e “trabalhar” para o Bem comum de Todos os Fiéis e de Toda Santa Igreja.


   Te agradecemos Jesus, por Todos que, a Exemplo dos três amigos da fornalha ardente, preferem ser prejudicados à desobedecer e a não serem fiel. E assim prejudicar a Igreja.

   Te agradecemos Jesus, por Todos que são Fiéis a Deus e não ao sistema.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   As Histórias que vemos na Bíblia, tudo se repetem em Todas as gerações, porém, cada qual com suas dificuldades atuais. Rezemos pela Conversão dos pecadores!


Antífona de Entrada - Salmo 17 (18): 49.

   Vós, Senhor, me livrou do inimigo, me levantou sobre os que resistiam e me livro do homem violento.


Oração da Coleta.

   Deus de Misericórdia, iluminai os corações dos Vossos Fiéis que se purificam na penitência e atendei as preces daqueles a quem inspiraste o desejo ardente de Vos servi.

   Por Cristo nosso Senhor, Vosso Filho, que É Deus e Convosco vive e Reina, na Unidade do Espírito santo. - Amém.


Primeira Leitura - Daniel 3: 14-20. 91-92, 95.

   Leitura da Profecia de Daniel.


   Nabucodonosor, chamou os três jovens e lhes perguntou: "É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que não respeitais meus deuses, nem adorais a estátua que fiz? Vede, se ao ouvir o toque da trombeta, flauta, cítara, alaúde, harpa, viola e de todos os demais instrumentos, estiverdes dispostos a prostar-vos adorando a estátua que fiz, fazei-os; mas, se não o adorardes, no mesmo instante sereis atirados dentro do forno aceso abrasador, e qual Deus vos livrará de minhas mãos?"

   Sidrac, Misac e Abdênago responderam: "Magestade, não temos porque responder a isso. Se é assim, o Deus a quem veneramos pode livrar-nos do forno aceso e nos livrará de tuas mãos. E ainda que não o faça, magestade, conste que não veneramos teus deuses nem adoramos a estátua de ouro que fizeste".

   Nabucodonosor , furioso contra Sidrac, Misac e Abdênago e com o rosto alterado pela raiva, mandou acender o forno sete vezes mais que de costume, e ordenou a alguns de seus soldados mais robustos que amarrassem Sidrac, Misac e Abdênago e os atirassem no forno aceso abrasador.

   Então o rei, estupefato, levantou-se apressadamente e perguntou a seus conselheiros: Não eram três os homens que amarramos e atiramos no forno?" Responderam-lhe: "Sim, majestade." Perguntou o rei: "Então, como é que vejo quatro homens, sem amarras, passeando pelo forno sem sofre nada? E o quarto parece um Ser Divino".

   Nabucodonosor então disse: "Bendito seja a Deus de Sidrac, Misac e Abdênago. ele enviou um Anjo para salvar Seus servos, que, confiando Nele, desobedeceram ao decreto real e preferiram enfrentar o fogo  venerar e adorar outros deuses exceto o Seu Deus.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo Responsorial -  Daniel 3: 52. 53-54. 55 e 56. (R 52b.).

"Bendito Teu Nome, Santo e Glorioso, a Ele Glória e Louvor pelo séculos." (Resposta).


Bendito És, Senhor, Deus de nossos pais,

a Ti Glória e Louvor pelos séculos.

Bendito Teu Nome, Santo e glorioso,

a Ele Glória e Louvor pelos séculos. (R.).


Bendito És no Templo de Tua Santa Glória,

a Ti Glória e Louvor pelos séculos.

Bendito És em Teu Trono Real,

a Ti Glória e Louvor pelos séculos. (R.).


Bendito quando cavalgas sobre Querubins,

sondando os abismos,

a Ti Glória e Louvor pelos séculos.

Bendito És na abóbada do céu

a Ti Glória e Louvor pelos séculos. (R.).


Aclamação do Evangelho - São Lucas 8: 15.

(Refrão) - Glória a Vós, Senhor, Filho de Deus Vivo. (Repete-se).

   A boa semente, são os que com excelente disposição escutam a Palavra, a retêm e dão frutos com perseverança. (Refrão).


Evangelho - São João 8: 31-42.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São João.

  Glória a Vós Senhor.


   Aos judeus que Creram em Jesus, Ele disse: "Se vos mantiverdes fiéis à Minha Palavra, sereis realmente Meus discípulos, entendereis a verdade, e a verdade vos tornará livres".

   Responderam-Lhe: "Somos da linhagem de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Por que dizes que seremos livres?"

   Jesus respondeu-lhes: "Eu vos asseguro que quem peca é escravo; e o escravo não permanece sempre na casa, enquanto o filho permanece sempre. Portanto, se o Filho vos der a liberdade, sereis realmente livres. Consta-Me que sois da linhagem de Abraão; porém tentais matar-Me, porque Minha Palavra não penetra em vós. Eu digo o que Vi junto de Meu Pai; vós fazeis o que ouvistes de vosso Pai".

   Responderam a Jesus: ""Nosso pai é Abraão".

   Jesus replicou: "Se fôsseis filhos de Abraão, fareis as obras de Abraão. Entretanto, tentais matar-Me, a Mim que vos disse a verdade que escutei de Deus. Isso Abraão não fazia. Vós fazeis as obras de vosso pai".

   Responderam-Lhe: "Nós não somos bastardos; temos um só pai, que é Deus".

   Replicou-lhes Jesus: "Se Deus fosse vosso pai, Me amaríeis, porque vim da parte de Deus e aqui estou. Não vim por Minha conta, mas foi Ele que Me enviou".

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Aceitai, Senhor, as ofertas que Vos são consagradas e fazei que estes dons, oferecidos para a Glória do Vosso Nome, sirva de remédio para a nossa alma.

   Por Cristo nosso Senhor. -  Amém.


Antífona da Comunhão - Colossense 1: 13-14.

   O Senhor, vos arrancou do poder das trevas e vos transportou ao Reino do Seu Filho Querido. Por Ele obtemos o resgate, o perdão dos pecados.


Oração Depois da Comunhão.

   O Sacramento que recebemos, Senhor, seja para nós remédio Celeste que purifique os nossos corações de todo o mal e nos assegure a nossa contínua proteção.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.