Atos dos Apóstolos (Estamos reeditando numa linguagem mais fiel a original da Vulgata)

 1- Apresentação - 1Na primeira parte, querido Teófilo, contei tudo que Jesus fez e ensinou desde o princípio, 2até que, depois de dar instruções por meio do  Espírito Santo aos Apóstolos que Jesus havia escolhido, Jesus, foi levado ao Céu. 3Apresentou-se vivo a eles, depois de padecer, durante quarenta dias, com muitas provas, mostrando-Se e falando do Reino de Deus. 4Comendo com Eles, recomendou-Lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o Prometido pelo Pai, o que ouviste de Mim: 5"João batizou com água, vós em breve sereis batizados como Espírito Santo."


   Ascenção (Lc 24: 50-52) - 6Estando, pois, reunidos, perguntaram a Jesus: "Senhor, é agora que Vais restaurar a soberania de Israel?" 

   7Jesus respondeu-Lhes: "Não cabe a vós saber os tempos e circunstância que o Pai fixou com Sua Exclusiva Autoridade. 8Mas recebereis uma força do Espírito Santo que descerá sobre Vós, e que sereis Minhas testemunhas em Jerusalém, na Judeia na Samaria, e até os confins do mundo".

   9Dito isto, em sua presença Jesus se elevou, e uma nuvem O ocultou a seus olhos. 10Continuavam com os olhos fixos no  Céu, enquanto Jesus partia, quando duas Pessoas vestidos de branco se apresentaram 11e lhes disseram: 

   "Homens da Galileia, que fazeis aí olhando para o Céu? Este Jesus que vos foi arrebatado para o Céu, a virá como O vistes partir para o Céu".


Escolha de Matias - 12Então, do monte das Oliveira voltaram a Jerusalém; esse monte fica à distância de Jerusalém apenas uma caminhada de sábado. (duzentos cocado = 888 metros). 13Quando chegaram, subiram ao piso superior onde se alojavam: Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago de Alfeu, Simão o Zelota e Judas de Tiago. 14Todos eles, com algumas mulheres, maria, a Mãe de jesus e seus parentes, persistiam unânimes na oração.

   15Num desses dias, levantou-se Pedro no meio dos irmãos, cento e vinte pessoas reunidas, e disse:

   16"Queridos irmãos, devia cumprir-se o que o Espírito Santo profetizou por meio de Davi a respeito de Judas, quele que guiou os que prenderam Jesus, 17que era um dos nossos e compartilhava o nosso ministério. 18Com o pagamento de sua iniquidade comprou um terreno, caiu de cabeça para baixo, arrebentou-se pelo meio e lhe saíram as entranhas.

   19Todos os habitantes de Jerusalém tomaram conhecimento, de modo que o terreno se chama em sua língua Hacéldama (ou seja, campo de sangue). 20Pois está escrito no livro dos Salmos: Fique sua morada despovoada, que ninguém nela habite, e que seu lugar seja ocupado por outro. 21Portanto, de todos os que nos acompanhavam enquanto o Senhor Jesus entrava e saía entre nós, 22desde o batismo de João Batista até que foi arrebatado de nós, um deve ser conosco testemunha de Sua Ressurreição.

   23Designaram dois: José, chamado Bársabas, apelidado Justo, e Matias.

   24Depois rezaram assim:

   "Tu, Senhor, que conhece os corações de todos, indica-nos qual dos dois escolhes 25para ocupar o lugar desse Ministério Apostólico, qeu Judas abandonou para ir ao lugar que lhe correspondia."

   26Tiraram sortes, e a sorte caiu em Matias, que foi incorporado aos Onze Apóstolos.

2 - Pentecoste (São João 20: 22) - 1Quando chegou o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos. 2De repente veio do Céu um ruído, como de vento de furacão, que encheu toda a casa onde se encontravam. 3Apareceram-lhes, línguas como de fogo, que se repartiam e pousava sobre cada um deles. 4Encheram-se todos do Espírito Santo e começaram a falar línguas estrangeiras, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se.

   5Moravam então em Jerusalém Judeus piedosos, vindos de todos os países do mundo. 6Ao ouvir-se o ruido, reuniu-se uma multidão, e estavam espantados, porque cada um ouvia os apóstolos falando no prórpio idioma deles. 7Fora de si e espantados, comentavam:

   "Não são todos, galileus os que falam? 8Como então os ouvimos cada um falar em nossa língua nativa? 9Partos, Medos, Elamitas, Habitantes da Mesopotânia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frigia e da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia próximas de Cirene; romanos que aqui residem, 11judeu e prosélitos, cretenses e árabes, nos os ouvimos pregar em nossas próprias línguas as Maravilhas de Deus!"

   12Fora de si e perplexos, comentavam: "Que  significa isso?"

   13Outros caçoavam, dizendo: "Estão bêbados."

   14Pedro se pôs de pé com os Onze, levantando a voz, lhes dirigiu a Palavra:

   "Judeus e habitantes todos de Jerusalém, sabei-o bem e prestai atenção ao que vos digo. 15Estes não estão embriagados, como suspeitais, pois não são mais que nove horas da manhã. 16Mas está se cumprindo o que o Profeta Joel anunciou: 17Nos últimos tempos, diz Diz, derramarei Meu Espírito Santo sobre todos: vossos filhos e filhas profetizarão, vossos jovens terão visões e vossos anciãos sonharão; 18também sobre Meus servos e Minhas servas derramarei Meu Espírito Santo naquele dia e profetizarão. 19Farei prodígios em cima no Céu e embaixo na terra: sangue, fogo e fumaça; 20o sol ficará escuro, a lua ensanguentada, antes de chegar o dia do Senhor, o grande dia. 21Todos os que invocarem o nome do Senhor se salvarão.

   22Israelitas, escutai minhas palavras. Jesus de Nazaré foi um Homem aprovado por Deus diante de vós com os milagres, prodígios e sinais que Deus realizou por meio Dele, como bem sabeis. 23A Este, entregue segundo o plano previsto por Deus, vós crucificastes pela mão de gente sem lei, e o matastes. 24Mas Deus, libertando-O da morte, O ressuscitou, pois a morte não podia retê-Lo. 25O próprio Davi diz Dele: Ponho sempre diante de mim o Senhor: com Ele à Direita não vacilarei. 26Por isso, meu coração se alegra, minha língua exulta e minha carne descansa esperançosa, 27porque não me deixarás na morte, nem permitirás que Teu fiel conheça a corrupção. 28Tu me ensinarás o Caminho da Luz, me encherás de alegria em Tua presença. 29Irmãos, posso dizer-vos com toda a franqueza: o patriarca Davi morreu e foi sepultado, e o sepulcro dele se conserva até hoje entre nós. 30Mas

Em construção - estamos em 2 de 28 capítulos.

   Atos