São Luís Orione

12 de março - São Luís Orione

Nasceu em 23 de junho de 1872, em Pontecuore, Itália. Nome de batismo, Luigi Orione. Filho de Vittorio e Carolina Oriene, que eram camponeses e muito simples. Desde jovem já pensava e, ser padre. Em 1886 a 1889, estudou no Oratório Salesiano em Turim, fundado por São João Bosco, que fora um de seus professores. De lá foi para o Seminário Diocesano de Tortona. Em 1892 ainda como seminarista fundou duas escolas para crianças e jovens.

Em 1892, foi ordenado sacerdote. São Luís estava sempre viajando por toda a Itália, pedindo doações e ajuda de material para as obras de caridade que fundava, confiando na Providência Divina.

Em 1908, um terremoto atingiu a Sicília e Calábria, na Itália. São Luís Orione, foi para lá em socorro e para ajudar as vítimas. Seu trabalho foi tão importante, que o Papa Pio X, lhe pediu para ficar por lá um bom tempo. Permaneceu lá por 3 anos.

Em 1915, fundou a Congregação, "Pequena Obra da Divina Providência", que tinha como objetivo atender aos mais necessitados. Depois, fundou a Congregação dos padres Orionistas. Em sequencia fundou a Congregação das Irmãzinhas Missionárias da Caridade. Fundou também a Congregação das Irmãs Sacramentinas. Fundou ainda a Congregação dos Eremitas de Santo Alberto. Estas duas últimas Congregações tinha como objetivo admitir religiosos cegos, que na época não tinha um lugar específico para se consagrar, ou cegos após consagrado onde ficar. As duas Congregações, "dos Filhos da Divina Providencia" e "Missionárias da Caridade", se espalhou pelo mundo todos, atuando principalmente na área da educação.

Em 1914, suas obras chegaram ao Brasil. São várias casas, que abrigam órfãos, excepcionais, deficientes e idosos. Tem também hospitais. São Obras da Divina Providência, mantidas até hoje com doações. Esteve no Brasil por quatro vezes.

Construiu (1926 - 1931) o Santuário de Nossa Senhora da Guarda em Tortona e o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Corvino San Quirico.

Morreu em 12 de março de 1940,com 67 anos, em San Remo, Itália. Foi sepultado na cripta do Santuário de Nossa Senhora da Guarda. Posteriormente colocado em uma urna de vidro para veneração. Foi Beatificado pelo Papa João Paulo II, em 26 de outubro de 1980, no Vaticano. Foi Canonizado pelo Papa João Paulo II, em 16 de maio de 2004, no Vaticano. O Papa Pio XII o declarou "... Pai dos pobres, e benfeitor da humanidade sofredora e abandonada..".

Frase : "Fazer o bem sempre, o bem a todos e o mal nunca e a ninguém"

São Luís Orione, rogai por nós !