São João Nepomuceno Neumann

05 de janeiro - São João Nepomuceno Neumann

Nasceu em 28 de março de 1811, em Boêmia (atual Eslováquia). Seu pai tinha uma pequena fábrica de meia, também ocupou cargos públicos. João teve 5 irmãos. Aos 7 anos entrou para a escola municipal, não teve dificuldade em aprender a ler e escrever. Gostava tanto de ler livros que sua mãe o chamava de "Maluco pelos livros". Com 10 anos recebeu a primeira Eucaristia. Depois passou a ajudar o padre na Santa Missa. Nunca tomava café ao ir para a Missa, às vezes ficava em jejum até o meio dia.

Aos 12 anos, foi estudar em Budmeis. Lá teve dificuldade, pois o professor de latim nada ensinava, além de ser em beberrão. No terceiro ano este professor foi dar aula embriagado, e foi dispensado. O que assumiu seu lugar em um semestre, deu a matéria de 2 anos e meio, recuperando a turma. Mas muitos não conseguiram acompanhar o ritmo e foram reprovado. Terminado o quarto ano voltou para casa desanimado, pois o professor de religião, cobrava somente dele, mínimos detalhes de cada palavra, mas sua mãe e sua irmã o animaram a continuar. O nível dos estudos aumentaram e ele passou a ser dar muito bem, em todas as matérias. Terminados os estudos em Budweis, foi decidir sua vocação. Queria estudar teologia, mas eram 90 candidatos para 20 vagas, no seminário maior. Pesou então em ser médico, o que tinha a aprovação do pai. Seu mãe queria que ele fosse para o seminário.

Em novembro de 1831. Ao terminar os estudos não o ordenaram sacerdote, alegando ter muito padres na região. Mas, na realidade, havia uma discordância dele com as coisas erradas que aconteciam e ensinavam na diocese. Foi então para Nova York, Estados Unidos, onde o Bispo Dom João o acolheu, havia uma carência de sacerdote, lá, após conferir sua documentação o ordenou sacerdote. Assim aconteceu: dia 19 de junho de 1836 foi ordenado subdiácono, dia 24 diácono e dia 25 sacerdote.

Passou a ser da Congregação Redentoristas, onde teve diversos cargos. Foi então nomeado bispo, não era o que queria, chegou a pedir de joelhos, para não lhe darem este cargo, mas não teve jeito. Foi consagrado Bispo em 28 de março de 1852, na Igreja de Santo Afonso em Baltimore. Sendo mandado como Bispo para Filadélfia. Sua recepção, foi modesta, pois os padre sabiam que ele gostava de coisas simples. O dinheiro que iriam fazer a festa lhe deram e o Bispo , que usou este dinheiro construir escolas católicas.

A Sé, na Filadélfia, Igreja em que ficava o Bispo, foi construída durante seu episcopado, a Catedral foi inaugurada em 1859, uma das mais belas do Estados Unidos . Sua diocese era grande, mas, ele visitava todas as Igreja maiores todos os anos e as menores de dois em dois ano. Em suas visitas dava uma atenção especial as criança, que o cercavam, e Ele, pregava para elas em linguagem simples, estas lhes faziam diversas perguntas. Como, autodidata, falava fluentemente vários idiomas, dava catecismo, ouvia confissões em 7 idiomas. Introduziu na diocese a oração das 40 anos.

A convite do Papa Pio IX, em 1854, foi ao Vaticano, assistir a solene declaração do Dogma da Imaculada Conceição. Muito humilde, mas foi cercado por Bispo, Cardeais e até o Santo Papa, o convidou para audiência privada, que assim lhe recebeu pela primeira vez, dizendo: "Monsenhor Neumann, Bispo de Filadélfia ! Então a obediência não vale mais que sacrifícios ?", referindo-se ao fato dele ter aceito ser bispo por obediência. Depois escreveu aos seus padre contando da alegria de ter ido no anúncio do Dogma da Imaculada.

De Roma, foi para Loreto, celebrar a Santa Missa na Casa Santa. Viajava á moda dos pobres, se hospedando em lugares simples. Quando, hospedado em um simples hotel de Ancona, um senhor que o virá em Roma ficou admirado, com a simplicidade do Bispo. Quando estava em Munique, recebeu o convite para assistir ás exéquias solene do Arcebispo. Chegou minutos antes com vestes de um simples padre e começou a rezar o Terço, quando chegou o horário da exéquias, foi a sacristia colocando as vestimentas de Bispo, o povo ficaram admirado de saber que o Bispo estava humildemente no meio deles.

Morreu em 1860, no dia 05 de janeiro, enquanto caminhava pela rua de sua cidade episcopal. O santo construiu 90 igrejas e 100 escolas, quando lá chegou, havia apenas 2 escolas, construiu todas em 8 anos, também construiu asilos e orfanatos. Foi o primeiro Santo dos Estados Unidos.

São João Nepomuceno Neumann, rogai por nós !