São Pedro

29 de junho - São Pedro , primeiro Papa - Padroeiro dos Papas e dos Pescadores

Nasceu no ano 01 Antes de Cristo, Betsaida, Galileia, Império Romano. Nome de batismo Simão. A solenidade de São Pedro é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do natal. Já no século IV, já havia a tradição de celebrar três missas, neste dia: a primeira na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a segunda na Basílica de São Paulo fora dos muros e a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde ficaram por uns tempo seus restos mortais, para evitar a profanação.

Quando Jesus conheceu, Simão era casado, e morava em Cafarnaum, às margens do logo Genesaré. Era filho de Jonas e irmão de André, foi ele que apresentou Pedro a Jesus. Pedro era pescador e possuía um barco, em sociedade com seu irmão. Ambos pescavam no Mar da Galileia, um lago de água doce formado pelo Rio Jordão. Pedro e André se toraram discípulos de Jesus. Ao conhecer Simão, lhe disse: "Você será pescador de homens". Então Simão começou a seguir Jesus.

Quando Jesus já com os dose apóstolos, perguntou quem Ele era, todos ficaram quietos, mas Simão respondeu: "Tu és o messias, o Filho de Deus". Diante da resposta de Simão, Jesus disse a Simão, que a partir daquele momento seu nome seria Pedro, Cefas, Kephas em aramaico, que significa Pedra. Logo isto ficou bem claro, quando São Pedro se tornou o primeiro Papa da Igreja Católica.

Quando Jesus foi preso no Horto das Oliveiras, pediu para liberar seus discípulos. Mas São Pedro, seguiu Jesus de longe, às escondidas. Jesus é levado ao Palácio de Caifás. São Pedro e São João entraram no pátio. Alguns reconheceram São Pedro e perguntaram se ele era um dos discípulos de Jesus, ele negou, e negou duas outras vez, após a terceira negação o galo cantou, ai, São Pedro lembrou-se que Jesus dissera: "Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes". São Pedro chorou arrependido. Quando Jesus ressuscitado apareceu aos discípulos às margens do Mar da Galiléia, Jesus perguntou três vezes a São Pedro se ele o amava. Ele respondeu sim, na terceira vez, meio que indignado "Mestre tu sabe que eu te amo". Foi um jeito de Jesus curar algum remorso no coração de São Pedro. Logo Jesus lhe disse: "Apascenta as minhas ovelhas".

Jesus também disse a São Pedro: "Tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja".

São Pedro foi uma das primeira pessoas a entrar no túmulo vazio de Jesus.

Apesar de São Pedro, ser um simples pescador, acostumado com dificuldades, mas não muito bom em pensar no que falava. Mas após três anos seguindo Jesus, depois da ressurreição, e receber o poder do Espírito Santo em Pentecoste, ele, torna-se um grande líder. São Pedro reunia multidões em suas pregações. Tinha o dom da cura, as pessoas tocavam em seu manto e ficavam curadas, ou quando passavam sob sua sombra eram curadas e libertadas. Como esta escrito nos Atos dos Apóstolos.

São Pedro escreveu duas cartas, que estão no Novo Testamento.

Sua autoridade de líder da Igreja, nunca foi contestadas, mas é respeitada e atestada por vários documentos da igreja. Ele assumiu a chave da Igreja, como primeiro Papa, e seus sucessores continuam esta missão dada pelo próprio Jesus.

São Pedro foi preso várias vezes por pregar o Evangelho. Uma desta vez, em Jerusalém, um Anjo de Deus o libertou da prisão, passando por vários guardas sem ser visto.

Quando tinha aproximadamente, ano 67, tendo liderado a Igreja por 37 anos, os romanos, que tinha como líder Nero perseguindo os cristãos, descobriram seu paradeiro, e sabendo que ele era o líder (Papa) da Igreja de Jesus Cristo, o condenou a morte em cruz. Mas, São Pedro, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por não se julgar digno de morrer como seu Mestre. Assim o fizeram, foi crucificado de cabeça para baixo, em Roma, Itália. Seus restos mortais, encontra-se na Basílica de São Pedro no Vaticano. Seu sucessor foi o Papa Lino.

São Pedro, padroeiro dos Papas e dos pescadores, rogai por nós!