São Patrício da Irlanda - Saint Patrick

17 de março - São Patrício da Irlanda - Saint Patrick

Nasceu em 377, Banwen, uma vila que pertencia a seu pai, que ficava entre Inglaterra e a Escócia. Seu pai chamava-se Calpurnius, era cristão. Seu avô era padre, (neste tempo os padres podiam casar). Com 16 anos, São Patrício foi capturado por pirata irlandeses e vendido como escravo na Irlanda. Tentou fugir por 3 vezes, conseguindo na última após 6 anos como escravo. Conseguiu ir para Inglaterra, depois para a França.

Antes não queria saber de religião, agora, foi para vários mosteiro, ate conseguir entrar para a vida religiosa, vivia em disciplina e oração. Mas com o desejo de anunciar o evangelho aos pagãos. A princípio o Monge Patrício, acompanhou São Germano do Mosteiro de Auxerre. Foram evangelizando pela Grã-Bretanha. Mas, o Santo, tinha o desejo de ir evangelizar a Irlanda, lugar que tinha ficado como escravo. Entregou este sonho a Deus.

Quando o Bispo Paládio faleceu, o Papa Celestino I, consagrou São Patrício, Bispo da Irlanda, em 432. Por aproximadamente 30 anos, fez um grande trabalho de evangelização na Irlanda, converteu praticamente toda a Irlanda ao catolicismos. Seu lema era respeitar para ser respeitado. Por esta atitude respeitosa os cristãos não receberam repreensão na Irlanda. O próprio rei Leogário, converteu-se, e também todo sua corte.

São Patrício para explicar a Santíssima Trindade, que eram três em uma só pessoa. Usava para isto o trevo de três folhas. Foi ele que incentivava, que as pessoas, se fizesse o Sangramento da Confissão de forma particular. Antes era de forma publica.

A Irlanda (um país ilha), tinha muitas cobras, a população atribui ao, Bispo São Patrício, o desaparecimento destas cobras. Por isto muito de suas gravuras, aparecem o Bispo com seu cajado esmagando a cabeça da serpente.

São Patrício fundou muitos mosteiros, tornando a Irlanda, de muita fé e cultura. De lá partiu muitos monges missionários. Seu exemplo de vida e santidade, tocava a todos.

São Patrício também é muito venerado nos Estados Unidos, devido ao grande número de imigrantes irlandeses. Em Manhattan, Nova Iorque, tem a Catedral de São Patrício. No seu dia 17 de março há diversas comemorações na Irlanda e nos Estados Unidas, conhecidas como Paradas de São Patrício. Muitos dos dados aqui narrados foram de seu livro "Confissão", uma autobiografia escrita por São Patrício.

Morreu em 17 de março de 461, em Down, Irlanda. Hoje a cidade se chama Downpartrik (Cidade de Patrício) em sua homenagem. Hoje existe mais de duzentos santuários construídos em honra a São Patrício, padroeiro do país.

São Patrício, rogai por nós !