São Leonardo de Porto Maurício

26 de novembro - São Leonardo de Porto Maurício

Nasceu em 20 de dezembro de 1676, em Porto Maurício, hoje Impéria, Itália. Nome de batismo Paulo Jerônimo. Filho de Domingos Casanova, capitão da marinha. Sua mãe morreu quando tinha 2 anos. Ficou órfão quando criança. Foi levado para Roma, para terminar os estudos no Colégio Romano. Depois foi para o convento Franciscano, Retiro de São Boaventura. Lá, com 21 anos, entrou para a Ordem Franciscana. Fez os votos, assumindo o nome de Frei Leonardo. Ordenado sacerdote, em 1702, foi para Florença, Itália, lá também lecionava Filosofia. Fazia pregações empolgantes, principalmente sobre a Paixão de Cristo. Percorreu toda a Itália fazendo pregações, uma multidão ia para ouvi-lo. Escreveu muitas obras, tanto para pregadores, como para fiéis. Tanto que o Santo Afonso Maria de Ligório, que viveu naquela época, fala que o Frei Leonardo, foi o maior pregador do século.

O Papa, mandou Frei Leonardo à Ilha de Córsega, apaziguá o povo, lá chegando não teve dificuldade, para reconciliar a paz na ilha. São Leonardo, é conhecido como "O Salvador do Coliseu", o edifício estava abandonado, ali ele realizou, pela primeira vez, uma Via Sacra. Na celebração ele definiu aquele lugar com sagrado, santificado pelos sangues dos mártires derramados ali. Isto foi tão importante que se tornou tradição e o Coliseu passou a ser conservado. Esta tradição permanece até hoje. Atualmente o Papa celebra a Via- Sacra no Coliseu de Roma.

São Leonardo, chegou a falar com o Papa Bento XIV, para proclamar o dogma da Imaculada Conceição de Maria, o Papa convocou um concílio para discutir o tema. São Leonardo morreu antes da proclamação, mas deixou em seu escrito o dogma seria proclamado, como foi em 1854.

São Leonardo combateu as festas religiosas, que tinham a realizações de bailes, e outros fogueteiros profanos nas festas. Com fortes argumentos mostrava que só o demônio saía ganhando, com coisas nas festa que não fazem parte da religião. Em uma cidade em que era sacerdote, quando na festa promoveram baile no salão, o Santo apareceu lá com semblante bravo, com um crucifixo na mão, rodeado por dois círios. Foi separando as pessoas que estavam dançando, e começou a pregar. Neste momento um dos braços do crucificado destacou-se da cruz. Ao verem isto, todos caíram de joelhos, pedindo a Deus misericórdia. Os fieis então fizeram um voto de nunca mais, fazer festas de santos com divertimentos profanos e seculares. Deste modo acabou também com o carnaval, em uma das cidades no lugar do carnaval passou a ter procissão de penitência.

O Santo também combateu a blasfêmia. Um jovem começou a rir de suas pregações e a blasfemar em deboche. Mas quando assim fazia, passando de cavalo pela da cidade, caiu subitamente por terra, morrendo na mesma hora com a língua para fora da boca, negra como um carvão. O Santo recomendou, que caso alguém blasfemasse, que imediatamente rezasse: "Meu Jesus Misericordioso". Recomendou também que se escrevesse o nome de Jesus na porta das casas.

Morreu em 26 de novembro de 1751, com 74 anos, quando estava no Retiro de São Boaventura de Palatino, em Roma. Sua fama de santidade era tanta que até o Papa Bento XIV ajoelhou-se diante de seu corpo. São Leonardo recebeu os títulos de: "Santo da Via Sacra", "Santo da Imaculada Conceição", "Santo do Coliseu" e "Santo da Paixão de Cristo". Foi Canonizado pelo Papa Pio IX em 1867. O Papa Pio XI o declarou Padroeiro dos Sacerdotes.

São Leonardo de Porto Maurício, rogai por nós !