Santo Erasmo ou Elmo - Santelmo

02 de junho - Santo Erasmo ou Elmo - Santelmo

Santo Erasmo - Padroeiro das enfermidades no estômago e intestinos e dores do parto; também dos marinheiros.

Santo do Século IV, . Ele pertencia ao clero da Antioquia. Pela perseguição do imperador Diocleciano, se escondeu numa caverna no Monte Líbano por 7 anos.

Capturado, torturado, e levado para ser julgado pelo imperador, que queria que renegasse a fé em Cristo. Mas se manteve firme, e assim voltou para a prisão. Saiu milagrosamente da prisão, libertado por um Anjo. Foi para a Dalmácia, onde fez milhares de conversões, durante mais de sete anos.

O imperador Maximiano, o prendeu novamente, e no tribunal, o Santo, destruiu um ídolo falso, também declarou sua fé em Jesus Cristo. Com estas atitudes, fez milhares de pagãos se converterem, mas muitos foram mortos pela perseguição do imperador.

Mas uma vez, é terrivelmente torturado, mas foi libertado pelo Arcanjo Miguel. Foi para a costa sul da Itália. Ali se tornou bispo de Fornia, mas por um pouco tempo, pois morreu devido as feridas das torturas. Por isto, foi considerado mártir.

Suas torturas foram cruéis, numa delas sua barriga foi cortada e os seus intestinos ficaram expostos. Por isso, tornou-se, protetor das enfermidades do ventre, dos intestinos e das dores de parto.

Os marinheiros são muitos devotos de Santo Erasmo, ou Santo Elmo (Santelmo), como também é chamado. Sendo padroeiro deles, que o invocam quando em perigo em alto mar.

O Papa São Gregório Magno, no fim do século VI, escreveu ao Bispo Bacauda, de Fornia, atestando que o corpo de Santo Erasmo estava sepultado na igreja daquela diocese.

Em 842, Fornia ser destruída pelos árabes, muçulmanos, as suas relíquias foram transferida para a cidade de Gaeta e escondidas num dos pilares da igreja, de onde foram retiradas em 917. Então Santo Erasmo foi declarado padroeiro de Gaeta, e em sua homenagem foram cunhadas moedas com a sua esfinge. Morreu no ano 303.

Santo Erasmo, rogai por nós !