Santa Margarida da Hungria

18 de janeiro - Santa Margarida da Hungria

Nasceu em 27 de janeiro de 1242, no castelo de Turoc. Filha do rei Bela IV da Hungria e de Maria Lascarina, logo uma princesa. Foi a filha mais nova do casal real, que tiveram 8 filhos. De uma família de Santos, pois era, sobrinha-neta de Santa Edwiges, sobrinha de Santa Isabel da Hungria, irmã mais nova de Santa Cunegunda da Polônia e da Beata Iolanda.

Com 12 anos seus pais, reis da Hungria, a levaram para ser preparada para os votos religiosos, em agradecimento pela liberdade de seus reinado que havia sido invadido pelos Tártaros. Dois anos após, fez os votos os primeiros votos. Em 1261, fez votos perpétuos. Apesar de filha de rei, tinha pouco estudos, apenas aprendeu a ler e escrever. Assim, pedia sempre a alguém que lessem as Sagradas Escrituras para ela. Foi ser Freira Dominicana. Após os primeiros votos foi viver no mosteiro , que seu pai construiu na Ilha de Lebres, na Rússia.

Sua maior devoção era pela Paixão de Cristo e pela Eucaristia. Apesar de princesa, era um exemplo de humildade e virtudes. Rezava muito e fazia penitências. Se desapegou, de suas riqueza. Vivia uma sua vida. Na vida comunitária, amava as outra pessoas tal como elas eram. Vivia em contemplação, o que a fez receber o dom das visões. Era amada pela comunidade religiosa, pela população e pela corte.

Morreu em 18 de janeiro de 1271. Foi beatificada pelo Papa Pio VI, em 28 de julho de 1789. Foi Canonizada pelo Papa Pio XII, em 19 de novembro de 1943.

Santa Margarida de Hungria, rogai por nós !