Santa Zita

27 de abril - Santa Zita

Nasceu no ano 1218, em Monsagrati, próximo a Luca, Itália. De família pobre e numerosa, com 12 anos foi trabalhar como doméstica, em Luca, na casa da família Fatinelli. Não tinha salário, trabalhava basicamente por comida e roupa. Se a família gostasse dela, poderia lhe dar um dote, para poder se casar. Mas isto não era uma obrigação. Muitas moças permaneciam em uma casa trabalhando e não conseguiam casamentos, ficava na dependência da família e lá trabalhava por toda vida.

A casa em que a Santa Zita foi trabalhar, não tratavam bem seus criados, além de que, os outros empregados da casa, também implicavam com a Santa Zita, mas ela por ser cristã, se mantinha calma, suportava toda a humilhação, com fé e humildade. para isto, vivia em constante oração. Ainda achava um tempo para dar atenção aos menos favorecido, que ela. Assim, tudo que ganhava, economizava o máximo, para doar aos mais pobres que viviam perto da casa que trabalhava. Doava roupas, alimentos e até algum dinheiro que ganhava.

Seus jeito de fazer os seus trabalhos, a caridade com que tinha com os outros, e o constante sorriso, chamaram a atenção de seus patrões, que colocaram ela na administração da casa e dos criados. Seus patrões estavam muito satisfeito com seu trabalho. Mas, os criados começaram a ficar com inveja e ciúme dela. Uma das criadas, acusou Santa Zita de estar dando comida da dispensa da casa para os pobres, escondido dos patrões. A Santa tinha dificuldades para provar sua inocência. Quando a Santa estava levando em seu avental, um grande volume de sobra de comida para os mendigos, uma criada instigou um dos donos da casa dizendo, que ela estava levando comida da dispensa. Este perguntou a Santa, o que levava no avental. Santa Zita respondeu: "São Flores". Quando solta o avental uma grande quantidade de flores caiu cobrindo seus pés. Assim qualquer dúvida que se pairava por seu comportamento, foi sanada. Deus protegeu sua serva.

Santa Zita, ficou na casa por 48 anos, até o dia de sua morte. Guardava apenas com o suficiente para sua manutenção pessoal, o que lhe "sobrava", doava aos pobres e doentes. Nunca se preocupou consigo mesmo, sua preocupação era em ajudar ao próximo.

Morreu em 27 de abril de 1278, com 60 anos, em Luca, Itália. Após sua morte começaram a venera-la como santa. Muito conseguiram graças ao pedirem sua intercessão. Por causa dos milagre que estavam acontecendo por sua intercessão, seu corpo foi levado para a Basílica de São Frediano, em Luca, onde se encontra incorrupto, e exposto para visitação desde sua última exumação, feita em 1652.

Foi Canonizada pelo Papa Inocêncio XII em 1696. Vários milagre inexplicável pela ciência aconteceram por sua intercessão e continuam a acontecer. Ela foi proclamada padroeira da cidade de Luca. O Papa Pio XII proclamou-a como Padroeira dos empregados domésticos.

Santa Zita, rogai por nós !