Santos Reis Magos - Epifania do Senhor

06 de janeiro - Santos Reis Magos - Epifania do Senhor

Dia dos Santos Reis Magos, ou Epifania do Senhor, assim e conhecida a celebração da Igreja, no dia da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Eles vieram do Oriente, trouxeram de presente, ouro, incenso e mirra. Assim narra São Mateus no Evangelho: "Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram Magos do Oriente a Jerusalém, perguntando: "Onde está o rei dos judeus recém-nascido ? Com efeito, vimos a sua estrela no céu surgir e viemos homenageá-lo". (Lc 2, 1-2). Herodes, pede aos magos, que após encontrarem o Menino, lhe diga onde Ele esta, pois gostaria também de homenageá-lo. Mas os magos foram avisados em sonho que não deveriam dizer o lugar do nascimento para Herodes.

São Tomas de Aguino, nos diz que eram Reis, pagãos e que inspirados por Deus, e seguiram uma estrela, que apareceu de forma sobrenatural no céu, milagrosamente. Uma estrela que se move do norte para o sul, sabemos que toda estrela que aparece no céu, se move de leste para oeste (segundo nossa visão da terra). E como é possível, uma estrela de repente desaparecer e aparecer, exatamente em cima de uma casa.São Tomas de Aquino nos diz que são três, pois três são os dons, os presentes. A relíquias destes três Reis, estão guardada na Catedral de Colônia, na Alemanha.

Quanto a este milagre, muitos tentam desacreditar, dizendo ser um cometa, de que eles astrólogos, etc.. Aqui temos um milagre, e como Católicos acreditamos em milagre e no que esta escrito na Bíblia, pronto.

Na Bíblia não temos o nome dos três Magos, são conhecidos como Belchior, Gaspar e Baltasar. A tradição de seus nome nos foi trazida por São Beda. Suas origem diz serem, da Europa, da Ásia e da África.

Os Reis Magos, seguiram uma estrela que lhes mostrou o caminha, de suas terras até o Menino em Jerusalém. A "Estrela de Belém", como a denominamos no presépio. Esta estrela na realidade apareceu nesta época, ficando aproximadamente 2 anos no céu, fenômeno que os astrônomos não conseguiram explicar até os dias de hoje. O fato de Herodes mandar matar os meninos com idade de 2 anos para baixo, reforça a ideia do tempo que a estrela apareceu no céu. Naquela época era comum as pessoas se orientarem para viajar à noite, seguindo a orientação das estrelas, exemplo Cruzeiro do Sul, que nos mostra a posição do sul, norte, leste, oeste.

O significado dos presentes: O ouro significa a realeza daquele Menino. O incenso simboliza sua Divindade e a mirra simboliza sua humanidade e o sofrimento pelo qual deveria passa Jesus, para nos salvar. Depois de entregar o presente os magos adoraram o Menino Deus e voltaram para as suas terras.

Os próprios magos eram pessoas de grande conhecimento científicos, isto nos mostra que a ciência, sempre que procura acaba achando Deus. Assim nos diz Santo Agostinho: "A Fé e a Ração andam juntas, mas a Fé vai mais longe". Claro, não precisamos da ciência ou da ração, para confirmar nossa fé.

Os restos mortais dos Reis Magos foram guardados em Constantinopla até o ano 474, depois foram levados para a Catedral de Milão, Itália. Em 1164, fora levados para a cidade de Colônia, Alemanha, ficando na Catedral dos Reis Magos, onde estão até os dias de hoje.

Epifania - palavra que vem do grego significa "manifestação". Este foi o dia que Jesus manifestou sua divindade ao mundo. O visita dos Reis Magos, nos mostra que Jesus veio para toda humanidade, pois os três eram de regiões diferente.

Santos Reis Magos, rogai por nós !