Santo Agostinho

28 de agosto - Santo Agostinho

Retratado por Philippe de Champaigne, no século XVII

Por - Caravaggio-st-augustine_1600

Nasceu em 13 de novembro de 354, em Tagaste, Numídia,(hoje Argélia). Nome Aurélio Agostinho. Filho de Patrício e Santa Mônica. De família Rica. Quando pequeno ficou muito doente, com risco e morte, então sua mãe, queria batiza-lo emergencialmente, mas teve uma melhora e seu Batismo foi adiado. Com 11 anos, Agostinho foi enviado para estudar em Madouro, perto de Tegaste. Lá, estudou música, física, matemática e filosofia, começou a se distanciar da fé cristã, pela prática e crenças do paganismo local.

Em 371, com 16 anos, foi para Cartago estudar retórica e eloquência. Passou a seguir a doutrina maniqueísta do profeta Nani ( o homem não é culpado por seu pecado, por traz o pecado dentro de si ), uma doutrina que misturava o Evangelho, com o misticismo. Depois passou a seguir a filosofia hedonista, que tem como fim, apenas os prazeres da vida.

Em 373, nasce seu filho Adeodato, do relacionamento com uma mulher cartaginense, que durou pouco mais de 12 anos. Forma-se em 374 e vai para sua cidade natal, abre uma escola particular para ensinar gramática e retórica. Fica pouco tempo e retorna para Cartago ensinar retórica. Depois vai para Roma. A seguir, para Milão, pois ganha a cátedra de retórica na corte imperial, e lá também, é professor de retórica.

Neste tempo sua mãe Santa Mônica, mudou-se para Milão, o que influenciou sobre seu comportamento. Era o ano de 384, Agostinho estava com 30 anos, seu coração estava inquieto, pois não encontrava a paz e nem felicidade.

Quem o receberá na corte imperial foi Santo Ambrósio Bispo de Milão, foi tão amoroso para com ele que começou a ganhar seu coração. Seu mãe o convida a assistir a uma pregação de Santo Ambrósio. Ali começa a conversão de Santo Agostinho. Que a princípio, passou a ouvi-lo, frequentemente, apenas pela excelente retórica do Bispo.

Antes de se converte-se, Agostinho, separou-se da mãe de seu filho, mas estava envolvido com outras mulheres. Quando Agostinho disse a sua mãe que não estava mais seguindo as doutrinas pagãs, mas, ainda não era católico, sua mãe se encheu de alegria e passou a rezar mais ainda por ele. O caminho de conversão foi longo, mas em 386, estava meditando no jardim, quando ouve a voz de uma criança: "Tolle et lege", (Toma e lê), Ele pega a Carta de São Paulo e lê: "Não é nos prazeres da vida, mas, em seguir a Cristo que se encontra a felicidade". Neste momento suas dúvida se esclareceram, encontrando Deus em seu coração, imediatamente sua felicidade voltou. No ano seguinte, em 25 de abril de 387, durante uma Vigília Pascal, Santo Ambrósio, batiza, Santo Agostinho e seu filho Adeodato, que estava com 15 anos, foram batizados em Milão.

Santo Agostinho resolve voltar para Tagaste, sua cidade natal. Quando chegaram em Ostia para descansar, sua mãe adoeceu, vindo a falecer 5 dias depois. Apos e sepultar a sua mãe volta a sua terra natal Tagaste, chegando em 388. Decidiu viver uma vida religiosa. Junto com amigos fundou uma comunidade monástica, sendo ele mesmo a escrever as regras. Ali nascia as Ordens Religiosas "Agostinianas", com congregações religiosas masculinas e femininas.

O Bispo de Hipona, percebendo os dons de Santo Agostinho, convidou-o para ir em missões. O Bispo, vendo a sabedoria de Santo Agostinho, ordenou-o sacerdotes em 391. Em 397, este Bispo morre, então Santo Agostinho é proclamado Bispo de Hipona. Ficou no cargo por 34 anos.

Obras de Santo Agostinho : "Confissões" "Cidade de Deus" livros que se tornaram Best-Sellers. Não temos como enumerar todas a obras, são centenas de escritos, uma simples separação por temas, já seria uma lista extensa.

Morreu em 28 de agosto de 430, com 76 anos, em Hipona, Argélia. Em 725, seus restos mortais foram exumados e translado para a cidade de Pávia, na Itália, na Igreja de São Pedro no Céu de Ouro (San Pietro in Ciel d'Oro), perto de onde aconteceu sua conversão. Foi canonizado por aclamação popular. O Papa Bonifácio VIII o declarou Doutor da igreja, em 1292.

Algumas Frases:

“Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu fora. Estavas comigo e não eu contigo. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz.”

"Dizer que amamos a Deus enquanto vivemos uma vida sem santidade é a maior das falsidades."

"Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; A recompensa dessa fé é ver aquilo em que acredita."

"A fé e a razão caminham juntas, mas a fé vai mais longe."

"Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio"..

"Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria"

Santo Agostinho, rogai por nós !