Santo Albino

01 de março - Santo Albino

Nasceu no ano 469, em Vannes, França. De família nobre e cristã. Inteligente, piedoso e generoso. Ainda jovem decidiu ser religioso. Com 20 anos, foi ordenado Monge no Mosteiro de Tintilante. Com 25 anos foi eleito abade do Mosteiro de Tintilante, conhecido como Mosteiro de Nossa Senhora de Nantili. Foi abade por 25 anos. Manteve, a humildade, a caridade fraterna, as tradições e a doutrina dos sacramentos. Pelo seu testemunho de vida e santidade, foi eleito Bispo de Angers, pelos padres e pelo povo, em 529.

Um dos seus maiores trabalhos, foi combater a casamento de pessoas da mesma família, pois era costume, casar-se irmão com irmão, pai com filha, mãe com filho, etc.. Dom Albino convocou e participou de dois concílios regionais em Órleans, um em 538 e outro em 541, para mudar esta situação. Colocou sua vida em risco, pois os poderosos não queriam perder este costume. Mas teve sucesso nesta luta.

Dom Albino ao visitar uma mulher de nome Etheris na prisão, ao vê-lo, ela se jogou aos pés do Bispo, pedido ajuda, pois estava presa a mando do rei Childesbert, por dívidas. Um guarda ameaçou bater na mulher, o bispo soprou no guarda e ele caiu morto. Depois disto Etheria foi solta.

Dom Albino ao passar perto da torre da prisão de Angers, ouviu gritos e gemidos de sofrimentos de prisioneiro. O Bispo foi ao juiz pedir pelo presos, mas nada adiantou, então, Dom Albino foi à torre, e ficou ali rezando por algumas horas. Aconteceu um deslocamento de terra que derrubou a torre, libertando os prisioneiros. Estes porém, não fugiram, mas seguiram Dom Albino até à Igreja de São Mauricio. Ali, ficaram e se tornaram cristãos exemplares.

Um homem sofrendo dores nos rins, se aproximou de Dom Albino, pedindo sua benção, Santo Albino impôs sua mão sobre ele, e este expeliu um cálculo renal, ficando curado. Passou a ser invocado contra doenças renais.

Morreu em 1 de março de 550, em Angers, França. Foi sepultado na Igreja de São Pedro em Angers. Seu túmulo logo passou a ser um lugar de grande peregrinação e vários milagre foram creditados por sua intercessão. Em 556, foi dedicado a Santo Albino uma Igreja, onde se construíram uma cripta, e transladaram seu corpo para lá.

Santo Albino, rogai por nós !