São Gregório Barbarigo

18 de junho - São Gregório Barbarigo

Nasceu em 16 de setembro de 1625, em Veneza, Itália. Gregório Giovanni Gasparo Barbarigo. Filho de Família rica. Sua mãe morreu quando tinha 4 anos. Seu pai o educou na fé cristã e deu-lhe uma grande formação intelectual. Fazia parte da Congregação Mariana. Por sua formação aos 18 anos tornou-se secretário do embaixador de Veneza.

Em 1648, viajou com o embaixador a uma viagem a Alemanha, para negociar o tratado de Vestefália, pondo fim a guerra dos 30 anos. Lá, Gregório conheceu Dom Fábio Chigi, este, o ajudou no discernimento para a vocação sacerdotal, foi para Universidade de Pádua, onde completou os estudos.

Em 1655, foi ordenado sacerdote. Nesse mesmo ano, foi nomeado cónego de Pádua e prelado da casa Santíssima, pelo Papa Alexandre VII (nome que assumiu Dom Fábio Chigi, quando eleito Papa). Sendo conselheiro e próximo do Papa, em 1657 foi nomeado Bispo de Bergamo, em 1664 foi transferido para ser Bispo de Pádua. Em 1660, foi nomeado Cardeal.

Como Cardeal, participou nos conclaves de 1667, 1676, 1689 e de 1691. como conselheiro, ficou na supervisão do ensino da religião católica na cidade. Com o espírito reformador do Concílio de Trento, trouce para os seminários bons professores vindos de vários países da Europa. Incentivou o estudo de línguas orientais no seminário de Pádua e promoveu a unidade entre as Igrejas Católica e Ortodoxa. Fundou uma imprensa poliglota, uma das melhores que a Itália já teve. Fundou também vários seminários e escolas e instituições de caridade. Quando a peste atingiu a Itália, ajudou a salvar mais de 14 mil pessoas. Constituiu a Congregação dos Oblato dos Santos Prosdócimo e Antônio. Com diplomacia, conciliou várias disputas políticas, evitando guerras .

Morreu em 18 de junho de 1697, em Pádua, Itália. Tinha 71 anos. Foi beatificado em 06 de junho de 1771, em Roma pelo Papa Clemente XIV. Foi canonizado, em 26 de maio de 1960, no Vaticano pelo Papa João XXIII.

São Gregório Barbarigo, rogai por nós !