Santa Paula Isabel Cerioli - 24 de dezembro.

Conhecendo a História:

Nasceu em 28 de janeiro de 1816, em Soncino, Cremora, Itália. Nome de Batismo, Costanza Cerioti. Filha de Francisco Ceriole e Francisca Corniani. De Família nobre. Foi a décima sexta filha do casal, ao nascer muito frágil, foi direto para a Pia Batismal.

Sua fragilidade, continuou por toda sua vida. Era delicada, inteligente e sensível, educada na fé cristã por sua mãe desde cedo, que lhe mostrava as dificuldades da vida dos camponeses.

Com 11 anos, foi entregue às irmãs da Visitação, da cidade de Alzano, para concluir seus estudos. Ficou até os 16 anos era bondosa e caridosa.

De volta a casa de seus pais, aos 19 anos, casou-se em obediência ao pai, com o nobre e rico Caetano Buseccho, de 59 anos. Teve, um casamento harmonioso e não tão feliz, pois 3 de seus filhos morreram logo após o nascimento, e o outro, Carlos, morreu de tuberculose com 16 anos, em janeiro de 1854, no final deste mesmo ano morreu seu marido. Viúva com 38 anos, sozinha, rica, isolou-se das coisas do mundo. Ficando retirada em sua casa e começou a dedicar-se a ajudar o próximo.

Construiu colégio para crianças órfãs e abandonadas. Pensou então em criar uma Congregação religiosa feminina e outra masculina. Queria um carisma da Sagrada Família.

Ela mesma escreveu as Regras para a Congregação, orientada pelos dois Bispos de Bergamo. Sendo aprovado, Fundou a Congregação da Sagrada Família de Bergamo, em 1857, juntamente com outras 6 futura Religiosas. No dia da Fundação, passou a vestir o hábito religioso, e passou a se chamar, Madre Paula Isabel.

O carisma da Congregação: "Humildade, simplicidade, pobreza, amor ao trabalho, à imitação da Sagrada Família de Nazaré, formarão o próprio espírito deste Instituto" (Diretório 1906, página 10)

Seu palácio passou a ser a Casa da Ordem Religiosa, onde acolhia enfermos, tinha médico que a ajudava no tratamento de doentes e feridos.

Em 1863, completou seu sonho ao fundar o Instituto dos Irmãos da Sagrada Família, as regra também foram escrita por ela e aprovada pelo Bispo de Bergamo. Mas, pouco pode ver do andamento desta obra, pois morre dois anos depois.

Morreu em 24 de dezembro de 1865, véspera de Natal, em Bergamo, Itália, com 49 anos. Ficando a Congregação feminina já formada, e a masculina recém formada, ao cuidado da Providência Divina.

Foi Beatificada em 1950, pelo Papa Pio XII, durante o Ano Santo.

Foi Canonizada em 16 de maio de 2004, pelo Papa João Paulo II.

Santa Paula Isabel Cerioli, rogai por nós!