Nossa Senhora da Caridade do Cobre - La Virgem de La Caridade Del Cobre. - dia 08 de setembro.

Vamos a História: Origem Cuba. Ano 1612.

Os Cubanos á chamam de "Cachita", apelido carinho de caridade.

A Basílica de Nossa Senhora da Caridade do Cobre (La Virgem de La Caridade Del Cobre) em Santiago, Cuba é o local religioso mais visitado em Cuba.

A Imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, encontra-se em uma pequena Capela, e o acesso é através de duas escadas ao lado da entrada. É uma imagem de tamanho pequeno, cerca de 40 cm de altura, com o Menino Jesus em Seu braço esquerdo e traz com Ele um globo. Traz o brasão cubano bordado no Seu Manto.

A imagem foi encontrada em 1612, flutuando em uma tábua na baía de Nipe, no leste de Cuba, foram três jovens que a encontraram; dois índios (Juan e Rodrigo de Hoyos) e um negro escravo (Juan Moreno), Eles estavam recolhendo sal nas proximidades da desembocadura do rio Mayarí.

Ao tirarem a imagem das água, e colocarem na canoa, virão que a Virgem tinha nas mãos o Menino Jesus e uma cruz, além de placa que dizia: "Eu Sou a Virgem da Caridade do Cobre".

A imagem, e suas vestes estavam secas, apesar da tempestade que caíra na véspera.

Os jovens, levaram a imagem para a cidade onde moravam, em Hato de Barajagua, às margens do rio Cauto.

Chegando a cidade, o prefeito, construiu um altear dentro de sua casa e colocou a imagem.

Depois o administrador real da minas de cobre, ordenou que fosse construída uma capela, para a imagem, e colocou uma lâmpada de cobre, pra que ficasse constantemente iluminada.

Mais tarde a imagem foi levada para El Cobre, onde passou a ser venerada e muitos milagres começaram a acontecer.

Foi ali, que começaram a chamar - Nossa Senhora da Caridade do Cobre (La Virgem de La Caridade Lel Cobre).

O local do Santuário foi indicado por Nossa Senhora da Caridade, construção inicial em 1703.

Em 1899, o Santuário foi saqueado, cortaram a cabeça da imagem para retirar os diamantes que nela continham.

O Papa Bento XV, em 8 de setembro de 1916, declarou oficialmente Nossa Senhora da Caridade, como Padroeira de Cuba. Atendendo pedido dos veteranos de guerra, após independência de Cuba. Isto muito antes do regime comunista assumir o pais.

Assim a Festa Litúrgica foi declarada nesta data 8 de setembro.

A Basílica atual foi inaugurada em 08 de setembro de 1927.

Em 1960, a esquerda (regime comunista), proibiu qualquer manifestação pública de Fé Católica, em Cuba. Proibiu, celebrações de Santa Missa, procissão, etc., mas isto fez com que a devoção do povo cubano em Nossa Senhora do Cobre aumentasse ainda mais.

Em 1977, o Papa Paulo VI, elevou o Santuário ao Título de Basílica, mesmo estando proibidas manifestações públicas da Fé Católica.

Em 24 de janeiro de 1998, o Papa João Paulo II, ao visitar Cuba, coroou Nossa Senhora da Caridade do Cobre, como Rainha e Padroeira de Cuba. E por sua interceção, durante a sua visita, foi concedido o direito ao povo cubano as celebrações religiosos em Cuba. Após quase 50 anos os cubanos puderam novamente realizar as manifestações da Fé Católica, publicamente.

Em 11 de julho de 2021, em uma manifestação contra o regime comunista de Cuba, o Padre Bejucal, concedeu uma Benção pedindo a intercessão de Nossa Senhora da Caridade do cobre, com Imagem Dela em suas mãos.

Obs.: Existem outras histórias que narram o achado da Imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, mas colocamos a história mais popular em Cuba. Sempre tentamos ser fieis as origens das histórias, e assim sempre recorremos a que o povo local conta,

Nossa Senhora da Caridade do Cobre, rogai por nos!